By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Saiba quem é técnica de enfermagem que quebrou braço de menina acamada
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Saiba quem é técnica de enfermagem que quebrou braço de menina acamada
outros

Saiba quem é técnica de enfermagem que quebrou braço de menina acamada

Última atualização: 26 de fevereiro de 2025 02:31
Published 26 de fevereiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

A técnica de enfermagem filmada agredindo uma menina de 10 anos acamada é Fernanda Aparecida da Conceição Borges (foto em destaque), de 25 anos. A profissional trabalhava há cerca de seis meses como uma das cuidadoras da criança. Na última sexta-feira (21/2), ela foi filmada quebrando o braço da vítima, que é uma paciente de home care.

Contents
Leia tambémMãe instalou câmeras após desconfiar que técnica agredia filha acamadaTécnica pediu demissão após quebrar braço de menina acamada no DFVídeo: técnica de enfermagem quebra braço de menina acamada no DFBraço fraturado

A reportagem apurou que Fernanda possui registro de técnica ativo no Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF), desde junho do ano passado.

Horas depois de fraturar o braço da menina, quando finalizou o plantão dela na noite de sexta-feira, a cuidadora juntou os pertences dela e sumiu, tendo entregue a escala para a cooperativa que a contratou e depois se demitido. Ela também bloqueou contato telefônico com a família da vítima e com os ex-colegas de trabalho.

Veja fotos de Fernanda: 

4 imagens

1 de 4

Reprodução

2 de 4

Reprodução

3 de 4

Reprodução

4 de 4

Reprodução

O Metrópoles entrou em contato a técnica de enfermagem pelas redes sociais, mas até a última atualização desta reportagem Fernanda não havia retornado. O espaço segue aberto para eventuais posicionamentos.

A mãe de Beatriz Almeida (nome fictício) contratou o home care por meio do plano de saúde. A empresa, por sua vez, designou um serviço terceirizado, prestado por uma cooperativa, para cuidar da menina.

Beatriz nasceu com a síndrome de Moebius, um distúrbio neurológico que afeta os nervos cranianos que controlam os músculos da face e dos olhos. A condição leva à deficiência motora do rosto, resultando em pouca expressividade facial.

“Por conta da síndrome, minha filha desenvolveu outras anomalias. Ela também é autista nível quatro de suporte, considerado o mais grave dentro do espectro. Ela não fala, não anda e não come. Então, é 100% dependente dos cuidados de terceiros. Uma criança indefesa”, conta a mãe da menina, que terá a identidade preservada.

Fernanda e outras quatro enfermeiras da cooperativa se revezavam em turno de 12 horas na residência da família. Na prática, a técnica de enfermagem ficava cerca de quatro dias seguidos cuidando de Beatriz na parte do dia.

Porém, há cerca de um mês, a genitora da criança começou a desconfiar da competência de Fernanda e solicitou a substituição dela junto à empresa, mas não obteve sucesso.

Nesse período, ela observou hematomas na filha, alguns deles sinalizados pelas outras profissionais que constaram as lesões antes de iniciar seus plantões. À época, uma médica da equipe também alertou a mãe sobre o comportamento diferente da criança.

A suspeita das agressões era a técnica Fernanda. Por temer que algo pudesse estar acontecendo com a filha, a mãe decidiu instalar câmeras de segurança pela residência, uma delas no quarto de Beatriz.

“Minha filha não verbaliza e, também, não chora. Então ela não conseguia demonstrar que estava sendo agredida ou machucada. Por conta do autismo, ela se automutila e se debate, não sabíamos se os hematomas eram decorrentes desses episódios ou se seriam de agressões vindas da cuidadora”, explica a mulher.

Os flagrantes das agressões aconteceram entre a última quinta e sexta-feira (21/2), na maioria deles enquanto a menina dormia. Diariamente, a mãe olhava as filmagens em que o quarto da filha estava com a luz acesa, pois não imaginou que essas agressões ocorriam durante o sono.

Veja agressões:

 

Imagens às quais a reportagem teve acesso mostram o momento em que Fernanda deita a criança puxando pelo pescoço e dá um murro nos joelhos dela. Em seguida, cobre o rosto da menina com um pano e, por fim, torce um dos braços dela, quando ocorre a fratura. A ação ocorreu na sexta-feira.

Em outra gravação, a técnica de enfermagem dá um tapa no rosto da menina. Já em outro momento, a profissional puxa a orelha de Beatriz e enche a boca dela de gases, até que a menina não consiga fechar os lábios. “Ela fez isso para que minha filha não babasse, e não precisasse ficar limpando”, comenta a mãe.

Leia também
  • Distrito Federal
    Mãe instalou câmeras após desconfiar que técnica agredia filha acamada
  • Distrito Federal
    Técnica pediu demissão após quebrar braço de menina acamada no DF
  • Distrito Federal
    Vídeo: técnica de enfermagem quebra braço de menina acamada no DF

Braço fraturado

Na madrugada de sábado (22/2), a mãe percebeu a fratura no braço da menina, após o membro ficar completamente inchado e vermelho. “Precisamos acionar uma ambulância para levá-la ao hospital. Na unidade, os profissionais constataram que ela estava com o braço quebrado e tinha fraturas em diversas articulações do corpo, que já estavam se recuperando, então eram de agressões anteriores”, diz.

A família da criança nem teve tempo de confrontar Fernanda sobre as agressões, pois logo após terminar o plantão dela, na sexta-feira, a mulher pediu demissão da empresa que presta o serviço de home care e encerrou a linha telefônica dela. “Ela está incomunicável. Não temos informações sobre o paradeiro dela”, conta.

“Estou chorando há dois dias. É uma dor muito grande saber que minha filha passou por isso. Sensação de que não posso dormir, porque preciso protegê-la”, lamenta a mãe.

A menina precisou ficar internada no hospital durante o fim de semana, mas já recebeu alta para continuar o tratamento em casa. O caso foi registrado como lesão corporal na 12ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Centro). A Polícia Civil do DF apura os fatos.

 

 

You Might Also Like

Envelhecimento da população deve modificar o investimento em educação?

Professora é xingada de “vadia” 3 vezes em reunião de curso de Direito

Daniela Mercury sobre álbum: “Impossível não trazer gritos de resistência” 

Data marcada! Vitória divulga quando acontece eleições presidenciais do clube de 2025

Corpo de Felipe Selau, ex-ator de “Malhação”, será velado em Foz do Iguaçu 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Aos 40, Fabianski retorna ao West Ham com contrato de um ano 

10 de setembro de 2025
Quais são os possíveis efeitos dos microplásticos no cérebro? 
Presidente do México ameaça processar Google por mudança de nome de Golfo 
Término de Yamal e Nicki Nicole envolve nome do Real Madrid, diz jornalista 
Pedágio free flow já multou mais de 1 milhão e muitos são reincidentes
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?