A Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, será palco da decisão do individual geral neste sábado (23), a partir das 14h (de Brasília) Outros Esportes, CNN Esportes, Ginástica rítmica, Mundial de Ginástica Rítmica, outros esportes CNN Brasil
O Mundial de Ginástica Rítmica está chegando na sua reta final e neste sábado (23), a partir das 14h (de Brasília), acontecerá a final do grupo geral de conjunto na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro.
Sede da competição pela primeira vez na história, o Brasil chega com o objetivo de conquistar um pódio inédito para o país. A equipe é formada por Duda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira, Maria Paula Caminha e Mariana Gonçalves.
Duda, Nicole e Sofia estavam presentes na última edição do Mundial, em 2023, na Espanha. Na ocasião, as brasileiras ficaram na sexta posição do grupo geral, com o somatório de 65.000. Na final por aparelhos, o pais acabou em quarto lugar na disputa dos cinco arcos, com 35.850, atrás da Itália somente pelo critério de desempate.
As provas dos conjuntos sofreram alterações com o início do ciclo dos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028. Agora, as equipes competem nas cinco fitas e nas três bolas e dois arcos.
Principais rivais do Brasil
Mesmo competindo em casa, as brasileiras não terão vida fácil na briga por um lugar no pódio nas provas de conjunto.
Campeãs olímpicas em Paris-2024, a China é a equipe mais forte presente no Mundial de Ginástica Rítmica. Em 2025, o país asiático levou três títulos em finais por aparelhos em etapas de Copa do Mundo, além de uma prata e dois bronzes no grupo geral.
Medalhista de bronze no último Mundial, a Espanha é outra forte candidata ao ouro no Rio de Janeiro. Elas levaram a melhor na etapa da Bulgária da Copa do Mundo, sendo campeãs no geral e na prova das três bolas e dois arcos.
Com seis pódios nas Copas do Mundo, a Polônia aparece como um time em ascensão no cenário internacional, apesar de nunca ter levado qualquer medalha em Mundiais ou Olimpíadas. Olho também nos tradicionais conjuntos de Bulgária, Itália e Israel.
Programação do final de semana
O Brasil entrará em ação pelo grupo A, a partir das 14h (de Brasília). Na primeira rotação, a equipe da casa competirá na prova das três bolas e dois arcos. Depois, na sequência, as brasileiras farão sua apresentação na disputa das cinco fitas.
Além da definição das medalhas pelo grupo geral, as provas deste sábado (23) valem como classificatória para as decisões por aparelhos, que ocorrerão apenas no próximo domingo (24).
No individual geral, a brasileira Bárbara Domingos fez história na última sexta-feira (22). A ginasta finalizou na nona colocação e conquistou o melhor resultado da história do Brasil na prova.
-
1 de 6Bárbara Domingos, destaque do Brasil no Mundial de Ginástica Rítmica • Ivan Carvalho/CBG
-
2 de 6Bárbara Domingos disputou a final da ginástica rítmica individual nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 • Jamie Squire/Getty Images
-
3 de 6Bárbara Domingos em ação no Mundial de Ginástica Rítmica • Ivan Carvalho/CBG
-
-
4 de 6Babi Domingos disputando a final do individual geral do Mundial • Ivan Carvalho/CBG
-
5 de 6Barbara Domingos conquistou medalha de ouro no Grand Prix de 2023 • Divulgação/CBG
-
6 de 6Bárbara Domingos na decisão do individual geral do Mundial de Ginástica Rítmica • Ivan Carvalho/CBG
-
CazéTV é da Rede Globo? Veja quem está por trás do canal de streaming