Egípcio liderou Liverpool ao título da Premier League e quebrou recordes individuais Futebol Inglês, -agencia-reuters-, CNN Esportes, Futebol internacional, Liverpool, Mo Salah CNN Brasil
O atacante Mohamed Salah, do Liverpool, foi eleito nesta terça-feira (19) o Jogador do Ano pela Associação de Jogadores Profissionais da Inglaterra (PFA). Com a conquista, o egípcio se torna o primeiro atleta da história a vencer o prêmio três vezes.
Salah, de 33 anos, foi o artilheiro da última temporada da Premier League, com 29 gols, além de registrar 18 assistências — números fundamentais para que o Liverpool conquistasse o título nacional com 10 pontos de vantagem sobre o Arsenal.
A temporada de destaque também lhe rendeu o prêmio de Jogador da Temporada da Premier League, a Chuteira de Ouro de artilheiro e o troféu de Playmaker, concedido ao atleta com mais assistências. Foi a primeira vez que um jogador venceu os três prêmios no mesmo ano.
O egípcio já havia conquistado a honraria da PFA em 2018, em sua primeira temporada pelo Liverpool, e em 2022. Desta vez, superou concorrentes como Alexis Mac Allister (Liverpool), Alexander Isak (Newcastle), Bruno Fernandes (Manchester United), Declan Rice (Arsenal) e Cole Palmer (Chelsea).
Na categoria de Jovem Jogador do Ano, o vencedor foi o inglês Morgan Rogers, do Aston Villa, de 23 anos, que marcou oito gols na liga e brilhou na Liga dos Campeões, com quatro gols — incluindo um hat-trick contra o Celtic.
No futebol feminino, a meio-campista espanhola Mariona Caldentey, do Arsenal, foi eleita a Jogadora do Ano após marcar nove gols na liga e oito na Champions League, onde foi campeã diante de seu ex-clube, o Barcelona.
A canadense Olivia Smith, de 21 anos, artilheira do Liverpool na última temporada com nove gols, levou o prêmio de Jovem Jogadora do Ano. Ela foi contratada pelo Arsenal em uma transferência avaliada em 1 milhão de libras (R$ 6,7 milhões), tornando-se a primeira jogadora a superar a marca de sete dígitos no futebol feminino.
A seleção da temporada da Premier League contou com quatro atletas do Liverpool, incluindo Salah e o recém-contratado Milos Kerkez.
Time do Ano da Premier League (PFA):
Matz Sels (Nottingham Forest); Virgil van Dijk (Liverpool), Milos Kerkez (Bournemouth), William Saliba (Arsenal), Gabriel Magalhães (Arsenal); Declan Rice (Arsenal), Ryan Gravenberch (Liverpool), Alexis Mac Allister (Liverpool); Mohamed Salah (Liverpool), Alexander Isak (Newcastle), Chris Wood (Nottingham Forest).
CazéTV é da Rede Globo? Veja quem está por trás do canal de streaming