Volkswagen, Chevrolet e Ford não participam do Salão do Automóvel de São Paulo, por exemplo Auto, BMW, Ford, Volvo CNN Brasil
Após um hiato de mais de sete anos, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, está em sua 31ª edição, e segue até o próximo domingo (30). Maior evento do gênero da América Latina volta com muita expectativa por conta do grande espaço de tempo sem a realização do evento, além da chegada, cada vez mais forte das marcas chinesas no Brasil.
No entanto, nessa retomada o Salão do Automóvel 2025 acaba por apresentar pontos negativos, principalmente pelas ausências. Várias marcas optaram por não participar desta edição, incluindo líderes do mercado ou empresas que tem fãs fervorosos.
Entre as ausências, Ford, Chevrolet, Volkswagen e Nissan, que figuram entre as marcas mais vendidas do Brasil. Além disso, estão de fora montadoras de luxo muito apreciadas e desejadas pelo consumidor como Audi, Porsche, Mercedes-Benz e BMW.
Há ainda algumas marcas que não têm tradição de salão do automóvel como Volvo e Jaguar Land Rover, que também estão de fora. Outras menores, como Subaru e Suzuki (carros) também se ausentaram desta edição.
Outro ponto alvo de criticas da imprensa especializada é o formato adotado neste ano. As coletivas que antecederam o evento aconteceram em local inapropriado que limitou a apresentação dos carros. Ponto negativo para a marca brasileira Lecar, que prometeu um conceito funcional e não cumpriu a promessa.

Por que várias marcas não participam?
O motivo da ausência no Salão do Automóvel é diverso e não relacionado ao caso especifico de São Paulo. Em vários lugares do mundo o formato de salão está em xeque, por conta das redes sociais e novas formas de conexão entre as marcas e o público. O alto custo para participar sempre foi um queixa das montadoras. Nesta edição, os stands são menores com até 500 metros quadrados, reduzindo o investimento por parte das empresas.
Num dos casos mais emblemáticos, o Salão de Detroit, tradicionalmente realizado no frio de janeiro, teve que mudar para o meio do ano. Isso porque a feira de tecnologia CES passou a atrair mais atenção das marcas e público. Na Europa, Salões de Munique e Turim têm apostado em feiras abertas pela cidade.

No Brasil, a Chevrolet optou por realizar eventos próprios por conta do centenário no país. Já a Volkswagen tem preferido investir no patrocínio de shows e feiras de agropecuária. Marcas como Mercedes, BMW e Ford optaram por estar no Festival Interlagos em detrimento do Salão do Automóvel.
No entanto, o entusiasmo do público nos primeiros dias abertos do Salão denota que a estratégia das ausentes esteja errada. Há expectativa de 700 mil pessoas em todo o evento. Com vários lançamentos marcantes e grande demanda reprimida, a 31ª edição do evento tende a provar que o Salão voltou para ficar.
Marcas ausentes do Salão do Automóvel 2025
- Audi
- BMW
- Chevrolet
- Ford
- Jaguar Land Rover
- Nissan
- Porsche
- Mercedes-Benz
- JAC
- Jetour
- Zeekr
- Suzuki
- Subaru
- Volvo
Saiba os principais golpes na hora de comprar carro e como se prevenir

