Candidato conservador é um dos favoritos, de acordo com pesquisas de intenção de votos Internacional, Bolívia, Eleições Presidenciais, Voto CNN Brasil
O candidato conservador boliviano Samuel Doria Medina votou em La Paz no domingo (17) às 9h, horário local.
Os eleitores na Bolívia estão votando em uma eleição geral ofuscada pela inflação, que atingiu o nível mais alto em quatro décadas, e pela ausência do ex-presidente de esquerda Evo Morales, que está impedido de concorrer.
Liderando a disputa estão Medina, um magnata dos negócios, e Jorge “Tuto” Quiroga, um ex-presidente, mas nenhum deles conta com mais de 30% de apoio, mostram pesquisas de opinião, com cerca de um quarto dos bolivianos indecisos.
A disputa de agosto marca a primeira vez em quase duas décadas que as pesquisas indicam que o atual partido da Bolívia, o MAS (Movimento para o Socialismo), pode ser derrotado. O apoio a candidatos filiados ao MAS e outros candidatos de esquerda está atrás da oposição, totalizando cerca de 10%, de acordo com a última pesquisa Ipsos CEISMORI de agosto.
“Eles vão falar sobre fraude e tentar encobrir seu fracasso sinalizando que há fraude”, disse Medina sobre seu rival.
Se nenhum candidato presidencial obtiver mais de 40% de apoio com uma vantagem de 10 pontos percentuais, a eleição será realizada em um segundo turno em 19 de outubro.