Caio Couto, treinador da equipe feminina do Santos, ressalta apoio dos torcedores na Vila Belmiro neste sábado (5) Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino, CNN Esportes, Futebol brasileiro, Futebol feminino, Santos (time) CNN Brasil
As Sereias da Vila podem sacramentar, neste sábado (5), o retorno à primeira divisão do Campeonato Brasileiro Feminino. O Santos enfrenta o Ação-MT, às 15h (horário de Brasília), pelo jogo de volta das quartas de final da Série A2.
A partida será na Vila Belmiro e a equipe comandada pelo técnico Caio Couto chega com a vantagem depois de ter vencido o jogo de ida por 1 a 0. À CNN, o treinador se mostrou confiante pela classificação.
“A expectativa é a melhor possível, uma vez que a gente focou a nossa temporada tendo esse acesso como principal objetivo. Começamos o treinamento no meio de janeiro e até o momento a gente vem fazendo uma competição bem sólida. Então esperamos um bom público, o torcedor do Santos nos apoiando, um bom jogo da nossa equipe, um respeito total à equipe do Ação, mas estamos muito focados de fato para conseguirmos estar levando de novo o Santos à elite do futebol feminino nacional”, projetou Caio.
Segundo o técnico, o torcedor pode esperar um time intenso e muito competitivo.
“As Sereias buscam ser um time equilibrado em todas as fases do jogo, um time intenso com bola, intenso sem a bola, para que a gente consiga colocar em prática o nosso modelo. Então, o torcedor que vá à Vila pode ter certeza que não faltará empenho, não faltará respeito à camisa do Santos, e vamos tentar entregar o nosso melhor”, afirmou.
Nesta temporada, as quatro melhores equipes da Série A2 do Brasileirão serão promovidas à primeira divisão, por isso, a classificação para a semi já garante a vaga.
Hoje com 16 clubes, a elite do futebol feminino nacional passa por uma expansão. Para atingir 20 equipes nos próximos anos, o torneio teve apenas dois clubes rebaixados neste ano e terá quatro ascensões.
“O momento do futebol feminino é um momento de crescimento, um crescimento sem volta, posso falar seguramente que virou uma unidade de negócio. Hoje o futebol feminino envolve já dinheiro, envolve patrocínios, envolve a mídia, então é como se fosse um comparativo, uma bola de neve. É um crescimento contínuo tanto dentro do nosso país como no mundo afora”, comentou Caio Couto, que vê como positivo o aumento de times do Brasileirão.
Da queda ao retorno
As Sereias da Vila sempre foram uma referência no futebol feminino no Brasil. Campeã brasileira em 2017, da Copa do Brasil em 2008 e 2009, e da Libertadores em 2009 e 2010, a equipe feminina do Santos sempre foi motivo de orgulho para o clube.
Mas, em 2024, as Sereias acabaram rebaixadas no Brasileirão. Foi um ano de baixo rendimento em campo e polêmica nos bastidores, com o técnico Kleiton Lima, acusado de assédio por jogadoras, voltando ao clube e posteriormente pedindo afastamento.
Depois da turbulência, 2025 vem sendo uma temporada de reconstrução. Caio Couto voltou ao Santos para sua segunda passagem. Na primeira, conquistou o único título brasileiro das Sereias, em 2017. O técnico vê nesta temporada uma mudança na mentalidade das jogadoras em relação à última.
“O que mudou primeiro foi a mentalidade, as atletas entenderem o tamanho delas e fundamentalmente entenderam a história e o tamanho do clube que elas vestem a camisa. Então a gente tem que se enxergar grande para entregar coisa grande”, disse.
O treinador destacou também uma reformulação nos processos do departamento e a renovação das instalações.
A gente tem um Santos super organizado no seu departamento, com uma equipe trans-disciplinar, muitos profissionais capacitados, trabalhando em conjunto para um objetivo único, que é as atletas conseguirem entregar o melhor dentro das quatro linhas. Vejo um Santos crescendo nessa reconstrução, também vindo a parte de infraestrutura, com o CT Rei Pelé tendo uma edificação nova, com salas, vestiários, sala de musculação, o campo sintético que estava já em condições precárias também sendo reformado, na verdade um novo campo está sendo colocado lá. Então eu entendo que o Santos está se reposicionando no mercado para que busque ser, novamente um protagonista
Caio Couto, técnico das Sereias da Vila
Santos x Ação-MT
Santos e Ação-MT disputam a vaga nas semifinais da Série A2 do Brasileirão Feminino. O jogo de volta das quartas acontece neste sábado (5), às 15h (horário de Brasília), na Vila Belmiro.
A partida terá entrada gratuita e os ingressos poderão ser retirados até a hora do jogo nos portões 6 e 16 do estádio. O torcedor pode ajudar com com um quilo de alimento não perecível, que será entregue para entidades filantrópicas, mas a doação não é obrigatória.
Na ida, em Várzea Grande, Analuyza marcou o gol da vitória santista ainda no primeiro tempo. Com 1 a 0 no placar agredado, as Sereias precisam apenas de um empate para avançar na competição e carimbar o retorno à elite do futebol feminino brasileiro.