Jogador de 23 anos estava no River Plate, pelo qual não marcou gols em sete jogos São Paulo (Clube), CNN Esportes, Futebol brasileiro, Mercado da Bola, São Paulo (time) CNN Brasil
Em má fase no Campeonato Brasileiro, o São Paulo anunciou, na noite desta sexta-feira (18), a contratação de Gonzalo Tapia. O atacante chileno, de 23 anos, foi emprestado pelo River Plate até 30 de junho do ano que vem. Há opção de compra estipulada em contrato.
“Estou muito feliz e emocionado. Quando me procuraram para vir para cá, não tive dúvida. A verdade é que tinha muita vontade. O São Paulo é o maior do Brasil e vou sempre me doar ao máximo pelo clube”, celebrou.
“Em conversas com o Crespo, entendemos a necessidade de buscar mais alternativas para algumas posições, e o ataque era uma delas. Já tínhamos mapeado algumas possibilidades e o Tapia se encaixa tanto no perfil de jogador que buscávamos como no tipo de negócio possível a ser fechado. É um jovem jogador que poderá nos ajudar muito”, disse o presidente tricolor, Julio Casares.
“Era um jogador que tinha sido monitorado antes de ir para a Argentina. Com a chegada do Crespo, esse interesse retornou. Procuramos o River Plate, clube com o qual temos um bom relacionamento, e conseguimos viabilizar essa contratação”, afirmou o diretor de futebol, Carlos Belmonte.
Quem é Gonzalo Tapia
Nascido em Santiago, capital do Chile, Gonzalo Andrés Tapia Dubournais nasceu em 18 de fevereiro de 2002, tem 1,79m e pesa 80. Foi revelado pela Universidad Católica, com a qual conquistou duas edições do Campeonato Chileno (2020 e 2021) e duas da Supercopa do Chile (2020 e 2021).
Chegou ao River Plate no início da atual temporada, mas não marcou gols em sete partidas. Pela Seleção Chilena, disputou o Sul-Americano Sub-15, em 2017; o Sul-Americano Sub-17, em 2019; a Copa do Mundo Sub-17, em 2019; e o Pré-Olímpico, em 2024. Além disso, disputou três jogos nas Elimiantórias para a Copa de 2026.
A temporada do São Paulo
Classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil e da Libertadores, o São Paulo, que foi eliminado na semifinal do Campeonato Paulista, não vence há cinco jogos pelo Campeonato Brasileiro: são quatro derrotas e um empate no período.
Como consequência do momento ruim, os tricolores aparecem na 16ª colocação, com 13 pontos, à frente apenas dos quatro integrantes da zona de rebaixamento: Vitória, com 12; Juventude, com 11; Fortaleza, com dez; e Sport, com três.
Em meio a esse cenário, o São Paulo recebe o Corinthians, às 21h deste sábado (19), no MorumBIS, em São Paulo (SP), pela 15ª rodada do Brasileirão. O meia-atacante Lucas Moura é baixa certa para o Clássico Majestoso.