No evento “CNN Talks – Construindo o futuro”, o prefeito Ricardo Nunes e secretários destacaram as ações e principais resultados da revitalização na cidade de São Paulo Nacional, Centros Urbanos, Cidades inteligentes, Prefeitura de São Paulo., Revitalização, Ricardo Nunes CNN Brasil
Principal metrópole da América do Sul, São Paulo pulsa em constante transformação. Uma série de ações em todas as regiões da cidade estão em curso nessa direção, unindo poder público e privado. Tema que foi amplamente discutido nos painéis que compuseram o “CNN Talks – Construindo o futuro”. O evento aconteceu na sexta-feira (15), na B3, localizada em um edifício dos anos 1940, no triângulo histórico da capital paulista.
Uma das mudanças está acontecendo na região central. Atualmente, diversas iniciativas visam mudar de forma consistente e sustentável essa trajetória, rumo a um centro mais moderno, seguro, inteligente, conectado, habitável e polo de investimento e desenvolvimento econômico. Uma série de ações estão em curso nessa direção, unindo poder público e privado. Tema que foi amplamente discutido nos painéis que compuseram o “CNN Talks – Construindo o futuro”. O evento aconteceu na sexta-feira (15), na B3, localizada em um edifício dos anos 1940, no triângulo histórico da capital paulista – justamente o epicentro desse movimento de revitalização.

Segurança e previsibilidade para atrair investimentos
Na abertura do evento, o prefeito Ricardo Nunes destacou a importância de oferecer ao setor privado um ambiente de responsabilidade fiscal e segurança jurídica para atrair a iniciativa privada. “Conseguimos avançar bastante na desburocratização. Só o fato de permitir que o empresário toque as suas ações sem entraves já é um grande investimento”, observa Nunes.
Outro fator importante, segundo o prefeito, foram as inciativas no âmbito da segurança pública, como o programa Smart Sampa, que tem 3 mil câmeras espalhadas pela região central, e a parceria com o governo do Estado para reforçar o policiamento da região.
Para Enrico Misasi, secretário municipal da Casa Civil, que também participou do evento, no painel “Investir para Transformar: Parcerias que redesenham o Urbano”, a segurança é um fator primordial na equação para fomentar a revitalização econômica do centro. E não se trata apenas da iniciativas na área da segurança pública.
“Tem também a questão da segurança no sentido da confiabilidade do setor privado e da sociedade civil no poder público. O investidor do centro precisa ter essa confiança de que as políticas públicas que estão sendo implementadas terão continuidade”, observa Misasi.
Centro para morar
Entre as ações para revitalização da região central, Nunes destacou o programa Requalifica Centro, que tem como foco a requalificação de prédios ociosos da região central, principalmente para utilização como moradia – a previsão e que 60% dos projetos sejam destinados à Habitação de Interesse Social (HIS).
Com essa iniciativa, a prefeitura está investindo R$ 1 bilhão em incentivos financeiros para atrair moradores para a região central de São Paulo. “A prefeitura aporta 25% do valor das obras de requalificação do prédio, sem retorno, para que a empresa o revitalize e dê a ele uma atividade por pelo menos dez anos”, explicou Nunes.

Inovações atraem setor imobiliário
Outro participante do evento, Fabricio Cobra, secretário das Subprefeituras, destacou inovações legislativas recentes que mudaram questões urbanísticas e garantem que o atual movimento de revitalização do centro da capital paulistas deve seguir firme e forte.
No âmbito do programa Requalifica Centro, ele cita a legislação sobre retrofit, que regulamenta esse tipo de intervenção e agiliza o processo de requalificação. “Essa legislação enfrentou e achou uma solução para as dificuldades nessa área. Já temos trinta projetos aprovados”, diz ele. Cobra cita ainda as revisões do Plano Diretor que também beneficiaram erra região da cidade. Além do centro histórico, bairros vizinhos como Vila Buarque, Campos Elíseos e Glicério se tornaram alvos de investimentos. “Desde 2021, são 35 mil unidades habitacionais licenciadas só nessa região”, afirma ele.
Foram, segundo o secretário, quatro anos de mudanças legislativas até chegar àquilo que o mercado imobiliário entende ser necessário para enfrentar os gargalos que impediam novos investimentos.

Uma cidade resiliente às mudanças climáticas
Os cuidados para preparar São Paulo para um futuro de mudanças climáticas também estiveram presentes na pauta do “CNN Talks – Construindo o futuro”, com a participação dos secretários municipais Renato Nalini, de Mudanças Climáticas, e Rodrigo Ashiuchi, do Verde e do Meio Ambiente.
Eles mostraram como a cidade está se fortalecendo para fazer frente aos eventos climáticos extremos. “A São Paulo da Garoa virou a das tempestades e dos vendavais”, afirmou Nalini. Nesse cenário, ele detalhou as iniciativas para impedir as enchentes em São Paulo.
Ao longo de 4 anos, diz, foram investidos 10 bilhões de reais em drenagens, aprofundamento dos piscinões, desentupimento de bueiros e construção de muros de contenção, entre outras ações. “É algo que não aparece”, diz. Uma iniciativa está sendo feito para mapear locais com maior risco de enchente, com um diagnóstico geológico, hidrológico e de vulnerabilidade social de toda a cidade.
Ashiuchi, por sua vez, contou que, apenas neste ano, foram plantadas mais de 120 mil árvores na cidade. Revelou ainda a realização do primeiro inventário arbóreo, com o objetivo de catalogar as espécies vegetais paulistanas. “Queremos conscientizar a população para a sustentabilidade, não só pelo retorno financeiro, mas também por um mundo melhor”, diz.