Lançados em 2014 e 2016, os satélites japoneses foram programados para monitorar o clima da Terra, mas acabaram fazendo mais que isso Tecnologia, Espaço, Satélites, Sistema Solar, Vênus CNN Brasil
Dois satélites meteorológicos japoneses, projetados para monitorar o clima da Terra, têm coletado dados sobre o planeta Vênus sem querer ao longo de uma década.
O Himawari-8 e Himawari-9 foram lançados em 2014 e 2016, respectivamente, para examinar padrões climáticos do nosso planeta, como tempestades, furacões e outros fenômenos meteorológicos, mas ocasionalmente também registram outros corpos celestes da nossa vizinhança cósmica em suas observações, como a Lua e os outros planetas do Sistema Solar.
Através desses registros, é possível notar mudanças sutis na intensidade de luz emitida por Vênus, o que revelou novos detalhes desconhecidos sobre o planeta – como mudanças nas temperaturas das nuvens e fenômenos chamados de marés térmicas e ondas de Rossby.
Os dados, coletados sem querer ao longo dos últimos 10 anos, se tornaram um dos registros mais longos de infravermelhos de Vênus já feitos e podem avançar nossa compreensão da atmosfera do planeta.
A equipe de cientistas que reuniu as descobertas referentes a Vênus – publicadas no mês passado no periódico “Earth, Planets and Space” – também pretende estudar as imagens feitas pelos satélites meteorológicos japoneses de outros corpos celestes do nosso Sistema Solar.