Ação será realizada entre os dias 6 e 31 de outubro, com Dia D marcado para 18/10 Saúde, Adolescentes, Crianças, Ministério da Saúde, Vacina, Vacinação CNN Brasil
O Ministério da Saúde lançou na quarta-feira (1º) a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos. O objetivo é que o público na faixa etária atualize sua caderneta de vacinação entre os dias 6 e 31 de outubro, com Dia D de mobilização marcado para o dia 18 deste mês.
Segundo a pasta, mais de 6,8 milhões de doses foram distribuídas para a ação. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, alertou para a importância da atualização da caderneta e chamou atenção especial para a vacinação contra Covid-19.
“Nós queremos consolidar de vez o Brasil como o país da vacinação que protege as suas crianças e que as pessoas da sua família, profissionais de saúde e escola assumam o compromisso de proteger nossas crianças”, afirmou Padilha.
Durante a campanha, estarão disponíveis todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025, incluindo imunizantes contra poliomielite e Covid-19. Entre as prioridades, estão o resgate de não vacinados contra HPV, febre amarela e sarampo.
As vacinas disponíveis são:
- BCG
- Hepatite B
- Penta (DTP/Hib/HB)
- Poliomielite inativada
- Rotavírus
- Pneumocócica 10 valente (conjugada)
- Meningocócica C (conjugada) / Meningocócica ACWY (conjugada)
- Influenza
- Covid-19
- Febre amarela
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
- Varicela
- DTP
- Hepatite A
- HPV
O chamamento para a campanha de vacinação será feito pelo Meu SUS Digital, com envio de alerta a todos os usuários do aplicativo. A expectativa é que 40 milhões de pessoas sejam impactadas com a divulgação. O app está disponível para os sistemas iOS e Android, além da versão web. O login é realizado por meio da conta pessoal do Gov.br.
A Caderneta Digital de Saúde da Criança está disponível pelo aplicativo. Pelo Meu SUS Digital, pais e responsáveis podem acompanhar a situação vacinal de crianças e adolescentes, com a previsão de próximas doses, receber alertas e lembretes, além de atualizar informações em tempo real pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).
Vacina contra sarampo será ofertada para adultos
Além da campanha voltada para crianças e adolescentes, o Ministério da Saúde estará disponibilizando a vacina contra o sarampo para adultos, diante de um cenário com aumento de casos da doença na América do Norte.
Segundo a pasta, toda a população de 12 meses a 59 anos poderá se vacinar contra o sarampo no país, reforçando a proteção e prevenindo a reintrodução da doença no Brasil. Em 2025, até o momento, foram confirmados 31 casos importados, quando a infecção ocorre fora do país.
Além disso, haverá resgate de não vacinados contra o HPV na faixa etária de 15 a 19 anos. Nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, o Ministério da Saúde recomenda, ainda, a intensificação da vacinação contra a febre amarela, ofertando a atualização da situação vacinal de pessoas de 9 meses a 59 anos, conforme as diretrizes do PNI.
Cobertura vacinal infantil estagna nas últimas décadas no mundo

