Ao CNN Talks, Gentil Nogueira destaca substituição de tecnologias e processos baseados em combustíveis fósseis por alternativas elétricas Macroeconomia, CNN Brasil Money, CNN Talks, COP30, Ministério de Minas e Energia CNN Brasil
O secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Gentil Nogueira, defendeu a adoção de medidas para reduzir a dependência de fontes fósseis na matriz energética da indústria brasileira.
“O Brasil é privilegiado, tem uma matriz elétrica limpa e renovável. Ainda assim, cerca de 50% da matriz energética da indústria depende de fontes fósseis. A eletromobilidade é extremamente importante. Esse é um caminho que o Brasil precisa trilhar”, afirmou.
Nogueira citou como exemplo uma fábrica no Pará que substituiu uma caldeira a carvão por um sistema totalmente elétrico, reforçando o potencial de ganhos em eficiência e sustentabilidade com a transição.
A eletrificação da indústria consiste na substituição de tecnologias e processos baseados em combustíveis fósseis por alternativas elétricas, com o objetivo de aumentar a eficiência e reduzir as emissões.
Essa transformação inclui desde a troca de máquinas e equipamentos movidos a combustíveis por versões elétricas até a implantação de sistemas elétricos para aquecimento, resfriamento e gerenciamento inteligente da energia consumida.
As declarações foram dadas no CNN Talks “COP30 – Resiliência Climática: Regulação e Financiamento”. O evento foi realizado em parceria com a Agência iNFRA.
Sob liderança da diplomacia brasileira, a expectativa é de que a COP impulsione as negociações sobre financiamento climático, transição energética, preservação da Amazônia e cumprimento das metas do Acordo de Paris.
Um time da CNN, incluindo âncoras, analistas e repórteres, estará na capital paraense.
A CNN terá um QG próprio no local, o casarão da Casa COP30, em área nobre de Belém. O espaço prevê hospitalidade sob medida para networking, produção de conteúdo e experiências, como entrevistas, brunches, jantares e happy hours exclusivos.