Presidente da Câmara participou de evento sobre o início das comemorações do bicentenário da Casa legislativa Política, -agencia-cnn-, Câmara dos Deputados, Hugo Motta CNN Brasil
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu nesta terça-feira (23) o “debate, convencimento e democracia” durante evento de comemorações ao bicentenário da Casa legislativa. Segundo ele, o “cuidado com o presente” não deve descartar a “consciência” da história.
A declaração foi realizada após manifestações no domingo (21) que criticaram o projeto da anistia e a chamada PEC da Blindagem, que avançaram na Câmara. Na segunda-feira (22), o presidente da Casa afirmou que os atos demonstravam que a democracia segue “viva”.
“Analisar o passado não necessariamente nos dá respostas para o presente, pois o mundo muda, e com ele os nossos caminhos. Mas a história da Câmara dos Deputados nos permite ver que, qualquer que sejam as escolhas diante de nós, seguimos melhor pelo debate, pelo convencimento e pela democracia.
Eis aí o propósito das comemorações deste bicentenário”, disse Hugo em discurso no evento desta terça.
Segundo Hugo Motta, olhar para o passado permite pensar melhor as futuras decisões. No discurso, o presidente da Câmara não falou sobre pautas em análise na Casa.
“O cuidado com o presente não nos afasta da consciência de nossa história. É olhando para os últimos dois séculos que melhor poderemos pensar no que queremos para os próximos anos. Escrevemos todos os dias a história do Brasil, que será lembrada daqui a cem, duzentos, trezentos anos. Que tenhamos sempre a sabedoria para fazer as melhores escolhas”, declarou.
Bicentenário
Nesta terça, a Câmara iniciou as comemorações dos 200 anos da instituição, que serão completados em 6 de maio de 2026.
Hugo inaugurou placas de reconhecimento de dois acervos históricos da Câmara como Patrimônio Documental da Humanidade – título concedido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Foram reconhecidos o “Fundo Assembleia Geral Constituinte e Legislativa do Império do Brasil de 1823” e o “Feminismo, ciência e política – o legado Bertha Lutz (1881-1985)”, declarados parte da história brasileira pelos registros nacional e internacional do programa “Memória do Mundo”, da Unesco.
Também foi lançado nesta terça o livro “Memória do Mundo: Arquivo Histórico da Câmara dos Deputados”, da Edições Câmara. A obra é composta por documentos que incluem momentos históricos nacionais.
A Câmara deve realizar, ao longo do próximo ano, uma série de iniciativas em comemoração ao bicentenário, que incluem sessão solene, exposições culturais, simpósios, programas especiais dos veículos de comunicação institucionais e espetáculos musicais.