Outro rapaz já havia sido detido um dia após a ação; obras ainda não foram recuperadas São Paulo, -agencia-cnn-, Assalto, Biblioteca, Roubo, São Paulo (capital) CNN Brasil
O segundo suspeito de participar do roubo na Biblioteca Mário de Andrade, no Centro de São Paulo, foi preso temporariamente nesta quinta-feira (18). O crime aconteceu no último dia 7 de dezembro.
Ele seria um dos responsáveis pela ação que levou 13 obras de arte do local, sendo oito gravuras da série “Jazz”, de Henri Matisse; e cinco gravuras de Candido Portinari, da obra “Menino de Engenho”.
As artes pertencem à exposição “Do livro ao museu: MAM São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade”, realizada em parceria com o MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo).
Outro suspeito já havia sido preso, no último dia 8 de dezembro. Felipe dos Santos Fernandes Quadra foi localizado em uma casa na Mooca, na zona leste da capital.
O que se sabe sobre assalto na Biblioteca Mário de Andrade, em SP
Um terceiro suspeito também foi identificado pelos policiais, mas ainda não teve sua identidade divulgada. As obras ainda não foram recuperadas.
As prisões foram realizadas por equipes da 1ª Cerco (Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas), que investiga o caso.
Veja imagens da ação
Imagens de câmeras de segurança obtidas pela CNN Brasil mostram dois homens carregando pela rua algumas das obras roubadas da Biblioteca Mário de Andrade. Em um dos registros é possível ver a dupla tirando os objetos de dentro de um carro na rua João Adolfo, em plena luz do dia.
Biblioteca Mário de Andrade: Polícia pede prisão temporária de suspeito
Após retirarem as obras do veículo, os suspeitos descem a rua e um deles abandona alguns quadros encostados em uma parede e sai correndo. Já o outro, que carrega algumas folhas, corre em outra direção.
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) informou que o homem que deixou os objetos na rua ainda volta para pegar os quadros, em outro momento.
Obras de Portinari e Matisse são roubadas de Biblioteca Mário de Andrade
No primeiro instante, eles parecem tomar rumos diferentes, mas, no fim do vídeo, fogem para o mesmo lado. Acompanhe:
*Sob supervisão de Tonny Aranha

