Meses com maior quantitativo são os referentes às férias escolares Bahia, Salvador CNN Brasil
Entre janeiro e agosto deste ano, os serviços de emergência da Bahia receberam mais de 3,2 milhões de chamadas. Desse total, 210.441 eram trotes. De acordo com o balanço divulgado pela Secretaria estadual de Segurança Pública (SSP-BA), o número é equivalente a 6,4% das ligações direcionadas ao Centro Integrado de Comunicações (Cicom), que atende as centrais da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
Segundo os registros, os meses com maior volume de chamadas falsas foram janeiro e junho. Ambos representaram quase 7% das ligações, percentual associado ao período de férias escolares, quando os números costumam crescer.
Na capital e na Região Metropolitana de Salvador, o índice é ainda mais alto: 8,2% das chamadas recebidas foram identificadas como trote. No interior do estado, os trotes representaram 5,6% das ocorrências.
Autoridades reforçam que a prática gera prejuízos diretos ao atendimento. “Quando direcionamos recursos para uma ocorrência falsa, podemos estar deixando de atender situações reais. É algo que parece brincadeira, mas o resultado é extremamente perigoso”, destacou a capitã da Polícia Militar Priscila Lemos, da Superintendência de Telecomunicações da SSP.
Além de colocar vidas em risco, passar trote para serviços de emergência é crime. A legislação prevê multa e até três anos de prisão para quem interrompe ou atrapalha serviços de utilidade pública.