Equipe sub-17 do Brasil vence a Hungria e se torna a única não europeia a subir ao pódio Seleção Brasileira, CNN Esportes, Handebol, outros esportes CNN Brasil
A Seleção Brasileira Sub-17 conquistou, no último domingo (22), a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Handebol de Praia Juvenil, disputado em Hammamet, na Tunísia.
A vitória veio em grande estilo: 2 a 1 sobre a Hungria, atual bicampeã europeia na modalidade, em uma disputa decidida no shoot-out — espécie de pênalti do esporte.
O resultado consolida o Brasil como potência emergente no handebol de areia. Após a prata conquistada em sua estreia no torneio, em 2022, na Grécia, a equipe volta ao pódio e se torna a única seleção fora da Europa a conquistar medalha nesta edição.
Além disso, o desempenho garantiu vaga nos Jogos Olímpicos da Juventude, que serão realizados em 2026, em Dakar, no Senegal.
“Era muito importante conquistar essa medalha para que o Comitê Olímpico Brasileiro nos desse o direito de disputar os Jogos da Juventude. É um evento que segue o mesmo modelo dos Jogos Olímpicos adultos, só que para garotos dessa faixa etária (sub-17)”, destacou o técnico Joenito Sergi Pereira,
Caminho até o título
O caminho até o bronze foi repleto de desafios.
Inserido no Grupo D, o Brasil estreou contra o Senegal e, na sequência, passou por seleções como Uruguai, Argentina, Tailândia, Tunísia e México, até conquistar a classificação para a semifinal sobre o Omã.
Na semi, a equipe brasileira travou um duelo equilibrado contra a Espanha, campeã desta edição, perdendo por apenas um ponto em cada set: 15 a 14.
Já na disputa pelo bronze, o grande destaque foi o jovem Newton Perdiz, de 16 anos, que marcou 28 pontos contra a Hungria e terminou como o artilheiro da competição.
“Foi um jogo duríssimo. Conseguimos neutralizar o Marco Forgacs, considerado um dos melhores jogadores da Europa – e o melhor desta competição –, e vencemos o primeiro set com autoridade”, contou o técnico.
“No segundo set, tivemos muita resistência da Hungria, que acabou vencendo. Mas no shoot-out, o Luiz Henrique, que é o melhor jogador do Campeonato Brasileiro, pegou a bola decisiva que nos garantiu a medalha”, relatou Sergi.
Outro destaque da campanha foi o goleiro Tiago Azevedo, de 17 anos, eleito o melhor do mundo na categoria.
O bronze obtido na Tunísia consolida a força do Brasil na modalidade e pavimenta o caminho para novos desafios: a equipe agora mira os Jogos Sul-Americanos da Juventude, no Panamá, e o ciclo rumo a Dakar 2026.