Yago e Warlley Bones, de Parauapebas, representarão o Brasil na Olimpíada da Juventude de 2026, no Senegal Outros Esportes, breaking, CNN Esportes, outros esportes, Pará (estado) CNN Brasil
Dois jovens dançarinos do sudeste do Pará foram convocados para integrar a Seleção Brasileira Juvenil de Breaking nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2026, que ocorrerão em Dakar, no Senegal.
A convocação dos irmãos Yago Bones Feitosa e Warlley Bones Feitosa foi anunciada na última sexta-feira (11) pela Confederação Nacional de Dança Desportiva (CNDD).
A dupla faz parte do Instituto Zords Clan, uma iniciativa social que oferece aulas gratuitas de Breaking para crianças e adolescentes da região.
A convocação é resultado de um processo seletivo nacional promovido pela CNDD, que recebeu vídeos enviados por jovens de todo o país, em articulação com as federações estaduais.
No Pará, a triagem foi coordenada pela Federação Paraense de Breaking (FPAB) que afirma ser marco importante na descentralização do esporte, permitindo maior visibilidade a talentos de cidades fora dos grandes centros urbanos.
Segundo o presidente da FPAB, Ivan Pires, a conquista é um reflexo direto do trabalho social desenvolvido no estado.
“Trabalhar o Breaking como ferramenta educacional e de inclusão social é fundamental, especialmente em cidades do interior do estado. A seleção desses dois jovens mostra o potencial que existe em territórios muitas vezes invisibilizados”, afirmou.
Para o diretor técnico da FPAB, Mael Rodrigues, a trajetória de Yago e Warlley também evidencia a importância do investimento público na modalidade.

“É fundamental que o poder público enxergue o Breaking com seriedade. Essa arte é também um instrumento de mobilidade social, a trajetória de Yago e Warlley é prova disso”, comentou.
A partir de agora, os irmãos se preparam para o primeiro encontro presencial da Seleção Brasileira Juvenil de Breaking.
A etapa inclui treinamentos intensivos e entrega de documentação. A Federação deve continuar oferecendo suporte técnico e institucional, e busca fortalecer parcerias com órgãos públicos para garantir estrutura adequada aos atletas da região.
Sobre o esporte
O Breaking passou a integrar oficialmente o programa olímpico em 2020 e teve sua estreia nos Jogos Olímpicos tradicionais em Paris, em 2024.