By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Sem acordo nuclear com Irã, confronto militar parece inevitável, diz França 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Sem acordo nuclear com Irã, confronto militar parece inevitável, diz França 
outros

Sem acordo nuclear com Irã, confronto militar parece inevitável, diz França 

Última atualização: 2 de abril de 2025 15:58
Published 2 de abril de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Potências europeias estão buscando criar um caminho diplomático para chegar a um acordo para coibir a atividade de enriquecimento de urânio do Irã até o verão e antes do prazo final de outubro de 2025
Este conteúdo foi originalmente publicado em Sem acordo nuclear com Irã, confronto militar parece inevitável, diz França no site CNN Brasil.  Internacional, Acordo nuclear, Armas nucleares, Bombas nucleares, Donald Trump, Estados Unidos, EUA, França, Irã CNN Brasil

Contents
Leia mais:Rússia condena “ultimatos” após Trump ameaçar bombardear o IrãIrã critica Trump ao Conselho de Segurança da ONU após ameaçaLíder supremo do Irã rebate ameaça de Trump sobre acordo nuclear

O ministro das Relações Exteriores da França alertou, nesta quarta-feira (2), que se as potências mundiais não chegarem rapidamente a um novo acordo com o Irã sobre seu contestado programa nuclear, então um confronto militar parece “inevitável”.

Falando após o presidente Emmanuel Macron convocar uma reunião rara e não divulgada de ministros e especialistas importantes nesta quarta para discutir o dossiê do Irã, Jean-Noel Barrot pareceu aumentar a pressão sobre Teerã.

As potências europeias estão buscando criar um caminho diplomático para chegar a um acordo para coibir a atividade de enriquecimento de urânio do Irã até o verão e antes do prazo final de outubro de 2025, quando as sanções da ONU relacionadas ao acordo de 2015 sobre o programa nuclear do Irã com potências mundiais expiram.

Leia mais:

  • Rússia condena "ultimatos" após Trump ameaçar bombardear o Irã

    Rússia condena “ultimatos” após Trump ameaçar bombardear o Irã

  • Irã critica Trump ao Conselho de Segurança da ONU após ameaça

    Irã critica Trump ao Conselho de Segurança da ONU após ameaça

  • Líder supremo do Irã rebate ameaça de Trump sobre acordo nuclear

    Líder supremo do Irã rebate ameaça de Trump sobre acordo nuclear

As potências ocidentais dizem que o programa nuclear equivale a um esforço disfarçado para desenvolver uma bomba atômica. O Irã nega há muito tempo ter armas nucleares como objetivo.

“A janela de oportunidade é estreita. Temos apenas alguns meses até a expiração deste acordo (de 2015). Em caso de fracasso, um confronto militar pareceria quase inevitável”, disse Barrot em uma audiência parlamentar.

A reunião anterior do gabinete, confirmada por três fontes diplomáticas, é rara e destaca a crescente preocupação entre os aliados europeus de que os Estados Unidos e Israel poderiam lançar ataques aéreos contra as instalações nucleares do Irã, a menos que haja um acordo negociado rápido sobre seu programa nuclear.

Os EUA reforçaram as capacidades militares no Oriente Médio com mais aviões de guerra, disse o Pentágono na terça-feira (1º), em meio a uma campanha de bombardeios dos EUA contra os houthis, que controlam grande parte do Iêmen e são apoiados pelo Irã.

Uma alta autoridade europeia disse que estrategistas europeus estavam se perguntando se a campanha poderia ser um precursor de um ataque dos EUA ao Irã nos próximos meses.

Trump, que pediu ao líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, que se envolvesse imediatamente em negociações, ameaçou o Irã no último domingo com bombardeios e tarifas secundárias se o país não chegasse a um acordo sobre seu programa nuclear.

O ministro das Relações Exteriores do adversário direto do Irã, Israel, estará em Paris na quinta-feira (3).

Fontes diplomáticas disseram que ministros da França, Reino Unido e Alemanha, todos signatários do acordo de 2015, esperavam discutir o dossiê do Irã com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, quando se reunirem em Bruxelas para uma reunião ministerial da Otan esta semana.

Trump retirou os EUA do acordo de 2015 que impôs limites rígidos às atividades nucleares de Teerã em troca de alívio de sanções.

Desde então, o Irã ultrapassou em muito os limites do acordo sobre enriquecimento de urânio, produzindo estoques com alto nível de pureza físsil, bem acima do que as potências ocidentais dizem ser justificável para um programa de energia civil e próximo ao necessário para ogivas nucleares.

As potências europeias têm buscado aumentar a pressão sobre o Irã para persuadi-lo a voltar às discussões nucleares. Elas realizaram várias rodadas de negociações com o Irã, incluindo em nível técnico na semana passada, para tentar estabelecer as bases.

Mas o governo Trump se concentrou inicialmente em uma campanha de “pressão máxima”, e os europeus acharam a coordenação complicada, dizem diplomatas.

As potências europeias, que podem invocar o retorno das sanções totais da ONU antes de outubro, esperavam convencer o Irã a começar a negociar novas restrições às suas atividades nucleares com vistas a fechar um acordo até agosto, no máximo.

Isso daria tempo suficiente para estabelecer novos limites para o programa do Irã e começar a suspender as sanções antes que o acordo de 2015 expire em outubro de 2025.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Sem acordo nuclear com Irã, confronto militar parece inevitável, diz França no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Vaticano reúne Pharrell e Bocelli em concerto por fraternidade humana 

Brasil tem que pensar e discutir programa nuclear, aponta embaixador 

Com ida ao hospital, Bolsonaro sai pela 2ª vez desde prisão domiciliar 

Autoridades temem manifestações contra aumento de passagens do Entorno

The Town: veja os horários dos shows deste domingo (14) 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

USP: inscrições para transferência externa terminam em cinco dias 

1 de maio de 2025
Saiba quando cartões amarelos serão zerados no Mundial de Clubes 
O Mundial de Clubes “pegou” no mundo? Veja como diferentes países reagiram 
Cerveja, frutas e TVs: o que deve ficar mais caro nos EUA após tarifas 
29 plantas nativas para decorar sua casa em cada região do Brasil 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?