By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Sem pedágio, mas com buraco: motoristas sofrem com insegurança na BR-040 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Sem pedágio, mas com buraco: motoristas sofrem com insegurança na BR-040 
outros

Sem pedágio, mas com buraco: motoristas sofrem com insegurança na BR-040 

Última atualização: 8 de fevereiro de 2025 03:36
Published 8 de fevereiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

CNN percorreu trecho que está sem concessão e constata abandono de estrutura e defeitos na pavimentação
Este conteúdo foi originalmente publicado em Sem pedágio, mas com buraco: motoristas sofrem com insegurança na BR-040 no site CNN Brasil.  Distrito Federal, Brasília, Estradas CNN Brasil

Contents
Leia maisQueda de avião em São Paulo: aeronave atingiu ônibus com 30 passageirosSem algemas: voo com brasileiros deportados dos EUA chega a FortalezaCrime em família em SC: entenda como casal foi morto por filho e cunhadoNova empresaOutro lado

“Cuidado, buraco na pista”: Esse aviso do aplicativo de navegação é o melhor benefício do motorista que hoje tem que trafegar na BR-040. Uma mudança na vida de quem precisa passar pela rodovia que liga o Rio de Janeiro até Brasília.

“Antes eu fazia um percurso de mais de 700 quilômetros e não tinha um buraco na via, guincho 24 horas e banheiros. Agora é um buraco a cada quilômetro.” Esse é o relato de um motorista colhido pela equipe da CNN.

A reportagem percorreu o trecho da rodovia que liga Brasília (DF) até Belo Horizonte (MG) nos dias 28 de dezembro de 2024 e retornou ao Distrito Federal no dia 2 de janeiro de 2025.

Leia mais

  • Queda de avião em São Paulo: aeronave atingiu ônibus com 30 passageiros

    Queda de avião em São Paulo: aeronave atingiu ônibus com 30 passageiros

  • Sem algemas: voo com brasileiros deportados dos EUA chega a Fortaleza

    Sem algemas: voo com brasileiros deportados dos EUA chega a Fortaleza

  • Crime em família em SC: entenda como casal foi morto por filho e cunhado

    Crime em família em SC: entenda como casal foi morto por filho e cunhado

A preocupação dos motoristas tem um porquê. A concessionaria Via 040, que operava a BR-040, devolveu a concessão ao governo. Desde 2017, a empresa avisou o governo que deseja devolver a concessão, alegando prejuízos financeiros.

Hoje não há um motorista que não estranhe passar pelas praças de pedágios totalmente vazias, sem ninguém nas cabines. Após o encerramento das operações da Via 040 em agosto do ano passado, os pedágios deixaram de ser cobrados.

O ideal seria a saída de uma empresa e entrada de outro grupo para cuidar da via imediatamente.

Mas pela burocracia do estado, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está como responsável pela pavimentação nesse intervalo até a chegada do grupo francês Vinci Highways que somente iniciará suas operações e a prestação de serviços em até 30 dias após a assinatura do contrato, prevista para ocorrer até 10 de fevereiro.

Foi durante esse período sem concessão que nossa reportagem percorreu 1400 quilômetros e conversou com motoristas e trabalhadores que vivem na rodovia pensada por Juscelino Kubitschek para se chegar à nova capital no interior do Brasil.

Um frentista, que trabalha em um posto de combustíveis na cidade de João Pinheiro, detalhou como tem sido as conversas sobre a rodovia com os clientes.

“Antes todo mundo reclamava que a duplicação estava demorando, agora até esqueceram (da duplicação) e estão preocupados com os buracos na pista” contou o frentista.

É certo que mesmo com os problemas de caixa, durante a antiga concessão era raro ver buracos na rodovia. Quando acontecia era sinalizado e rapidamente reparado. Mas a gestão da Via 040 não agradava a todos.

No levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT), o trecho administrado pela Via 040 nunca foi considerado pela pesquisa como ótimo. Inclusive no levantamento de 2024, o pavimento caiu de classificação de bom para regular.

Depois de multas por falta de comprimento de obras do contrato, a Via 040 deixou de fazer quilômetros de duplicações, viadutos, passarelas, entre outros.

Apesar do Ministério dos Transportes garantir que o DNIT tem cuidado da manutenção do pavimento, não vimos nenhuma obra de tapa buracos nos dois dias que a reportagem passou pela rodovia.

O período de chuva trouxe, além dos buracos, erosões e os acostamentos com mato alto, restos de pneus e árvores derrubadas.

Inclusive flagramos um acidente com um caminhão de carvão próximo à Praça de pedágio de São Gonçalo do Abaeté (MG). Sem uma sinalização adequada como cones, carros com giroflex, operadores com bandeiras, coube aos próprios motoristas avisarem quem vinha no lado contrário com dois avisos de farol alto.

No local, nada de guincho ou ambulância. Sorte do motorista que teve apenas escoriações leves. Voluntários ajudavam a retirar a carga que ficou bloqueando uma das pistas. Por fim, apenas uma viatura da Polícia Rodoviária Federal chegou para acompanhar a ocorrência.

Nova empresa

Com a saída da Via 040, o processo de concessão da BR 0-40 foi modificado. O Ministério dos Transportes dividiu o trecho da BR-040. O grupo francês Vinci Highways venceu o trecho chamado Rota dos Cristais que vai de Cristalina (GO) até Belo Horizonte (MG).

Foi anexado ao contrato, o Programa de Exploração da Rodovia (PER), que estabelece todos os parâmetros de desempenho que devem ser atingidos no primeiro ano do contrato, cabendo à concessionária a responsabilidade de se planejar para realizar os serviços, inclusive os emergenciais, que serão realizados durante os primeiros meses de contrato.

Segundo o ministério, toda a estrutura da Via 040 desde as praças de pedágio até os postos de assistência ao usuário será aproveitada pela Vinci Highways.

Outro lado

O Ministério dos Transportes foi questionado sobre porque a rodovia ficou sem concessão, sobre as condições do pavimento e a quantidade de buracos nas pistas e o abandono das edificações que eram da Via 040. O órgão respondeu em nota:

A concessionária Via040 deixou de atuar no trecho entre Juiz de Fora e Belo Horizonte da BR-040 em 6 de agosto de 2024. As obrigações essenciais a serem cumpridas durante o período de relicitação foram objeto de fiscalização pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Desde o encerramento do contrato de concessão da Via040, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) mantém contratos de conservação ativos no trecho, que incluem serviços de tapa-buracos, recuperação do pavimento, roçada, limpeza e manutenção de dispositivos de drenagem. As ocorrências de quedas de vegetação em períodos de chuvas são excepcionais e a retirada é realizada pelas equipes contratadas. No que tange a problemas no pavimento, as chuvas tendem a acelerar a degradação do revestimento. O DNIT tem atuado fortemente para corrigir os pontos localizados.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Sem pedágio, mas com buraco: motoristas sofrem com insegurança na BR-040 no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

“Aqui o bagulho é assim”, dispara criminosos acusados de assassinar casal na Bahia; ouça áudio

Programa Acredita une renda e combate à fome 

VÍDEO: Leonardo cai na gargalha ao notar repórter com batom

Entenda o projeto de lei que aumenta o número de deputados e seus impactos 

Draft da NBA 2025: veja todas as escolhas da primeira rodada 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Gripe aviária: RS tira barreiras sanitárias e adota fiscalização móvel 

2 de junho de 2025
Funes e a caixa preta da IA
Morata estaria perto de deixar o Milan seis meses depois de chegar 
Demissão de Nísia expõe “erro” citado por Lula? Assista a “O Grande Debate” 
É possível abaixar o vidro do carro com um desentupidor de pia? Entenda 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?