Campeão europeu em 2024/25, o time de Luis Enrique será o primeiro francês a disputar o torneio em 25 anos e enfrenta o Flamengo, nesta quarta (17), em Al Rayyan, no Catar Futebol Internacional, -itatiaia-esportes-, CNN Esportes, Copa Intercontinental, Flamengo, PSG (Paris Saint-Germain) CNN Brasil
Pela primeira vez em 25 anos, um clube francês disputará a Copa Intercontinental. Nesta quarta (17), o PSG enfrentará o Flamengo na decisão do torneio inaugurado pela Fifa em 2000. A entidade destacou o feito da equipe de Paris sob comando de Luis Enrique.
“Lyon, Monaco e PSG fizeram campanhas impressionantes na Champions League neste período, mas o grande prêmio no futebol de clubes europeus continuou a escapar. Tudo mudou no dia 31 de maio, quando o gigante de Paris atropelou a Inter de Milão por 5 a 0 na final em Munique”, publicou, lembrando do histórico título da Liga dos Campeões.
Desde a primeira edição, em 2000, o torneio foi remodelado pela Fifa algumas vezes. O domínio é europeu, com campeões da Espanha, Inglaterra, Portugal, Itália e Alemanha.
O último clube de fora da Europa a levantar a taça foi o Corinthians, em 2012, há 13 anos.
Jogadores franceses têm história
Se os clubes ainda não levantaram a taça, os jogadores franceses têm história no torneio. Os maiores campeões são Karim Benzema e Raphael Varane, lendas do Real Madrid.
“Os verdadeiros reis franceses da Copa são, sem dúvidas, Varane e Benzema. O zagueiro experimentou a glória quatro vezes (2014, 2016, 2017 e 2018), e o atacante foi além sendo campeão em 2022. Benzema é o segundo maior goleador do torneio, com seis gols, ao lado de Gareth Bale e atrás de Cristiano Ronaldo, com sete”, diz a reportagem da Fifa.
Patrice Evra, do Manchester United, Abidal e Henry, do Barcelona, Franck Ribery, do Bayern de Munique, e Camavinga, Tchouameni e Kylian Mbappe, do Real Madrid, são outros franceses que marcaram seus nomes na história da Copa Intercontinental.
Que venha o PSG
Para chegar à decisão da Copa Intercontinental, o Flamengo eliminou dois campeões continentais: vitórias por 2 a 1 sobre Cruz Azul-MEX e por 2 a 0 sobre o Pyramids-EGI.
Como campeão europeu em 2024/25, o Paris Saint-Germain, da França, garantiu vaga direta na decisão. Será a estreia do time na Copa.
Palmeiras troca gramado sintético e ficará fora do Allianz por 3 meses

