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Semana de Moda de Nova York: as principais tendências da temporada 

Última atualização: 18 de setembro de 2025 12:19
Published 18 de setembro de 2025
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Desfiles das coleções primavera/verão 2026 aconteceram entre os dias 11 a 16 de setembro  Lifestyle, #CNNPop, Moda, Nova York, Tendências CNN Brasil

Contents
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Nos píers arejados de Manhattan, em armazéns iluminados pela luz do entardecer e até em uma igreja episcopal: esses foram alguns dos locais que serviram de palco para os desfiles, enquanto a New York Fashion Week dá o pontapé inicial em um mês da moda agitado.

Embora um número crescente de designers influentes (Ralph Lauren, Carolina Herrera e Marc Jacobs, para citar alguns) esteja optando por apresentar suas coleções fora do calendário oficial, ou nem mesmo desfilarem, a cidade ainda atraiu grandes estrelas para as primeiras filas. Por exemplo, Gwyneth Paltrow e a atriz Leslie Bibb, de “White Lotus”, no desfile de Michael Kors; ou a cantora Rosalía, a estrela de “Emily in Paris”, Lily Collins, e Jung Kook do BTS — cujos fãs lotaram as ruas para vê-lo — na segunda coleção de Veronica Leoni para a Calvin Klein.

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Mais tarde, naquela noite, outra rodada de buzinas estridentes soou em Chinatown, enquanto convidados que compareceram ao desfile de Alexander Wang se aglomeravam em uma esquina de Bowery, onde Wang anunciou que transformaria um antigo banco em um espaço cultural permanente dedicado às artes asiáticas. O desfile marcou uma espécie de retorno para o designer taiwanês-americano, que esteve em grande parte ausente do calendário desde que enfrentou múltiplas acusações de agressão sexual no final de 2020 e início de 2021. (As acusações levaram a pedidos públicos de desculpa do designer e a uma mudança em seu mercado, pois ele se concentrou no crescimento da marca na China e fez um desfile em Los Angeles em 2022).

O mais recente desfile de Wang, que misturou alfaiataria ousada e roupas de balada, com a cara dos anos 2000, contou com a presença de Cardi B e sua filha pequena, Kulture, Martha Stewart, o stylist Law Roach e o casal de “Love Island” Nic Vansteenberghe e Olandria Carthen (conhecidos pelos fãs como Nicolandria). Os convidados VIP do desfile sentaram-se em mesas de mahjong no centro da passarela, tornando-se parte do desfile.

Outros designers se inclinaram para um senso de comunidade. A Off-White, assinada por Ib Kamara, encenou sua coleção maximalista, inspirada nos anos 1970 (modelada pela filha de Kobe Bryant, Natalia, a filha de Jude Law, Iris, e o filho de Solange, Julez Smith) na quadra de basquete da cobertura de uma escola de ensino médio de Manhattan. Ali, ele convidou artistas de rua para transformar o ambiente com homenagens visuais aos cinco distritos da cidade.


Desfile da Off-White na NYFW
Desfile da Off-White na NYFW • Taylor Hill/WireImage

Para fechar a semana, os embaixadores da Coach Elle Fanning, Charles Melton, Storm Reid e a estrela do K-pop Soyeon sentaram-se na primeira fila para a marca de herança americana. Horas depois, Jessica Alba, Emma Roberts, Naomi Watts, Tessa Thompson e Mindy Kaling viajaram para o centro do Brooklyn para o desfile de Tory Burch. Enquanto isso, Vivian Wilson, a filha de Elon Musk, participou de vários desfiles, incluindo o de Prabal Gurung, onde desfilou com um top de malha branca oversized e uma saia sereia combinando.

Dualidades na passarela

Muitos olhos estarão na Europa nas próximas semanas, já que vários designers de alto nível farão suas estreias em grandes marcas em meio a uma reestruturação mais ampla da indústria. Mas Nova York também tinha novos talentos para dar as boas-vindas: Rachel Scott, fundadora da marca emergente Diotima, agora também está criando para a marca Proenza Schouler. Os primeiros indícios de sua visão para esta última puderam ser vistos em um desfile íntimo em uma galeria em Chelsea, no qual ela trabalhou como consultora, antes de assumir formalmente o cargo na próxima temporada.

Enquanto isso, a primeira coleção de Nicholas Aburn para a marca de vanguarda Area apresentou looks de festa teatrais, bem como roupas de rua mais usáveis, embora com reviravoltas inesperadas, fiéis ao espírito da marca. Havia camisas de times emendadas e mangas torcidas em minissaias. Os looks finais foram um crescendo de lantejoulas coloridas e fitas de presente saltitantes que envolviam completamente as modelos.

Falando à CNN nos bastidores, Aburn comentou sobre o retorno às raízes dos fundadores da Area, Beckett Fogg e Piotrek Panszczyk, “que são a vida noturna”. Ele disse: “Parece Nova York para mim, porque há esses personagens malucos de vanguarda, mas eles são emoldurados por essas pessoas normais, chiques, mas tranquilas. E é isso que torna Nova York especial. Há essa dualidade: alto e baixo, chique e louco, barato e rico”.

“É isso que torna Nova York especial. Há essa dualidade: alto e baixo, chique e louco, barato e rico”, disse Nicholas Aburn, designer da marca de moda Area.

Para a mais recente coleção da Coach, o diretor criativo Stuart Vevers também tinha Nova York em mente, e seu equilíbrio entre crueza e glamour. Calças largas de trabalho, peças de couro essenciais e blazers xadrez em cinza, bege e branco foram projetados para evocar a pátina dos edifícios e “aquela luz da manhã que sinto ser muito especial para esta cidade”, explicou Vevers à CNN nos bastidores. Os acessórios incluíam colares com porta-moedas e clutches, bem como brincos pendentes feitos de pequenos (e verdadeiros) livros — uma referência às caixas de livros e outras efêmeras que os moradores deixam nas calçadas para que outras pessoas os peguem.

No desfile de Collina Strada, onde a fundadora e diretora criativa Hillary Taymour frequentemente apresenta um conceito lúdico, mas politicamente relevante, as modelos saíram em duplas. Elas usavam looks idênticos — exceto que uma roupa era inteiramente preta. As modelos com roupas totalmente pretas andavam de perto atrás de suas contrapartes mais coloridas, imitando seus gestos e criando a ilusão de uma sombra. Nas notas do desfile, Taymour explicou que as sombras representavam “os impulsos mais sombrios da humanidade”, que “não se escondem mais na abstração; estão tomando forma concreta”. Em vez de rejeitá-las, “devemos nos tornar amigas da nossa sombra. Até mesmo enfeitá-la”, ela escreveu.

Tory Burch, como outros designers durante a semana, falou sobre a importância de criar com um senso de otimismo por meio de cores e texturas. Sua coleção — que apresentava as iniciais do monograma de sua equipe de design bordadas por toda parte — explorou a “complexidade das mulheres”, ela disse nos bastidores, e “a tensão entre precisão e imperfeição, e feminilidade e força”. Talvez o mais representativo tenha sido sua introdução de sapatos de salto slingback adornados com delicados arames farpados em vez de elos de metal.


Desfile da Tory Burch na NWFW
Desfile da Tory Burch na NWFW • Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images

Expandindo a fundação

Em meio a um cenário de moda tumultuado, onde os compradores estão mais sensíveis aos preços e gastando com mais cautela em itens de luxo, alguns designers se inclinaram para o familiar, apresentando coleções que pareciam extensões inteligentes de temporadas passadas, construindo sobre seus estilos característicos, em vez de se aventurarem no desconhecido.

“Não queremos reinventar a roda a cada temporada. Não acho que é assim que nos vestimos”, contou Zoe Latta, co-fundadora da marca contemporânea Eckhaus Latta

Na Khaite — que se tornou um dos destaques da semana, ostentando uma primeira fila de celebridades que incluía Aubrey Plaza e a primeira aparição de Kendall Jenner na passarela da temporada — a fundadora Cate Holstein se concentrou nos símbolos estabelecidos de poder da marca: ombros marcados, linhas limpas, formas exageradas, paletas de cores limitadas e um equilíbrio entre materiais rígidos e macios. Ela também brincou com a construção, mostrando barras invertidas e franzidos assimétricos. Itens-chave como jaquetas de couro e saias vieram em tons de vermelho cereja e mostarda, enquanto Jenner desfilou com bolinhas — a estampa favorita da moda ultimamente.

Em um espaço de galeria quente no terceiro andar, a marca de moda sem gênero Eckhaus Latta apresentou looks desconstruídos — incluindo camisetas usadas por modelos masculinos com a frente completamente cortada. Peças utilitárias — conjuntos de jeans estruturados, pochetes e shorts com zíper nas coxas — foram contrastadas por malhas e tecidos ultra transparentes. A artista Martine Syms fez uma aparição especial na passarela, enquanto outro modelo fumava um cigarro de maconha.


Desfile de Eckhaus Latta na NYFW
Desfile de Eckhaus Latta na NYFW • Sean Zanni/Getty Images for Gotham

“Grande parte desta coleção é sobre como podemos fazer o que temos feito e torná-lo melhor”, disse a co-fundadora Zoe Latta nos bastidores, após o desfile. “Não queremos reinventar a roda a cada temporada. Não acho que é assim que nos vestimos. Não acho que é assim que roupas significativas realmente funcionam.”

Perto dali, o designer homônimo Willy Chavarria retornou a Nova York com um desfile pequeno e íntimo em Wall Street que apresentava looks femininos de sua mais recente coleção, mostrada pela primeira vez em Paris durante o verão. Adicionando várias peças novas para a apresentação, que ocorreu na recém-inaugurada loja de departamentos Printemps, o formato remeteu ao tradicional desfile de salão. Modelos em ternos Zoot de cores vibrantes, vestidos trench e chapéus de abas largas seguravam cartões numerados para identificar os looks que estavam usando para compra. Seus looks foram completados com uma taça de Dry Martini na mão.

Saiba quando acontecem os principais eventos de moda em 2025

 

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