As sabatinas dos indicados para agências reguladoras, travadas na Comissão de Infraestrutura do Senado, devem avançar na próxima semana. Essa é a expectativa do presidente do colegiado, senador Marcos Rogério (PL-RO), após conversa com o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP). Ao JOTA, o rondoniense afirma que a designação dos relatores das indicações deve ser concluída na tarde desta terça-feira (12/8).
Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas
“Eu dependo dos relatórios, mas a minha expectativa é começar as sabatinas na semana que vem”, disse Marcos Rogério ao JOTA. Para isso, é necessário que os relatores façam a leitura dos pareceres. Geralmente, é dado um prazo de uma semana de vistas coletivas, período em que os indicados percorrem gabinetes para se apresentarem aos senadores, prática chamada de “beija-mão”.
Entre as indicações, uma das mais polêmicas era a de Pietro Mendes, indicado para a diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Após negociação do governo, antecipada pelo JOTA, o nome deve ser substituído por Ângelo Rezende, ligado ao PT da Bahia.
Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA
“Falei com o Davi [Alcolumbre] semana passada, ontem falei com ele novamente”, afirmou Rogério. Ele destaca que a substituição depende do governo e que, da sua parte, espera avançar com a designação dos relatores e a definição da pauta até a próxima semana.
Alcolumbre é visto como o principal obstáculo à aprovação de Mendes, já que foi indicado por Silveira, considerado nos bastidores como um dos maiores inimigos do presidente do Senado.

