By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Servidores do INSS denunciam fraudes desde o governo Temer 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Servidores do INSS denunciam fraudes desde o governo Temer 
outros

Servidores do INSS denunciam fraudes desde o governo Temer 

Última atualização: 15 de maio de 2025 13:26
Published 15 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Denúncia de 2016 à PF apontou envio de dinheiro para associação; já em 2020, servidor e aposentados denunciaram descontos ilegais
Este conteúdo foi originalmente publicado em Servidores do INSS denunciam fraudes desde o governo Temer no site CNN Brasil.  Política, -agencia-cnn-, Fraude do INSS, INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Michel Temer CNN Brasil

Contents
Leia MaisFraude no INSS: governo detalha à Justiça medidas que foram tomadasPressão da esquerda ajudou a manter descontos que levaram a fraudes no INSSINSS espera que fraudadores sejam fonte primária para ressarcir aposentadosDescontos a aposentadosEsquema revelado e demissõesOutros lados

Antes de o escândalo de fraudes bilionárias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se tornar público, no mês passado, servidores do órgão já haviam feito denúncias às autoridades sobre o esquema.

Além das denúncias de descontos ilegais nos contracheques de aposentados e pensionistas, já houve denúncia de repasse suspeito do INSS à uma associação de peritos.

A denúncia foi feita à Polícia Federal em 2016, durante o governo de Michel Temer, mas não teve andamento, como contou o servidor à CNN.

Leia Mais

  • Fraude no INSS: governo detalha à Justiça medidas que foram tomadas

    Fraude no INSS: governo detalha à Justiça medidas que foram tomadas

  • Pressão da esquerda ajudou a manter descontos que levaram a fraudes no INSS

    Pressão da esquerda ajudou a manter descontos que levaram a fraudes no INSS

  • INSS espera que fraudadores sejam fonte primária para ressarcir aposentados

    INSS espera que fraudadores sejam fonte primária para ressarcir aposentados

Repasse e afastamento

O servidor do INSS que denunciou uma suspeita à PF era responsável por contratos. Ele denunciou, por e-mail, repasses do órgão para uma associação de peritos médicos. Segundo ele, porém, o que deveria servir para combater o esquema, foi usado para afastá-lo do cargo que ocupava.

O servidor também enviou e-mail à Presidência do órgão relatando as suspeitas.

Segundo o funcionário público, o então presidente do INSS, Leonardo Gadelha, lhe recebeu, e a ele foram apresentadas provas do que se considerava “inadequada” a transferência de recurso de uma diretora do órgão para a associação do marido dela.

Na época, o servidor denunciou que a então diretora de Saúde do Trabalhador transferiu o orçamento anual de capacitações e todas as equipes de analistas com formação em saúde para a associação presidida pelo esposo, e que ela própria era diretora.

Após uma semana da denúncia, o servidor diz que foi chamado na gestão de pessoa para ser avisado que foi transferido da Direção Central para uma Superintendência. “Era pro setor que eles costumavam mandar quem não dava conta de trabalhar e não faziam nada. Ou seja, para apagar a pessoa”, contou à CNN.

“À época mandei pra PF. Eles estavam já investigando um outro escândalo. Como disse, INSS é completamente vulnerável. Mandei pro e-mail à PF. Me identifiquei. E não recebi nada de retorno. Mas como apagaram minha ação de e-mails quando fui cedido [para um ministério], toda comunicação de 2019 para trás foi perdida”, detalha o servidor à reportagem, sob a condição de anonimato por medo de represália.

“Sequer se preocupou com o flagrante conflito de interesse”, rememora sobre o cargo da diretora e a relação com a associação do marido. Ele conta que não foi o único punido. “Servidores que denunciaram foram mandados pra baixo do tapete da instituição”.

“Fui então avisado de minha transferência e a então diretora que denunciei virou presidente substituta, assumiu por uma semana, ordenou que arquivassem todos os processos abertos na instituição contra ela (por assédio) e depois ela foi promovida para o Ministério da Previdência”, detalha o servidor.

O servidor ficou então afastado da sua função, sem acesso a contratos e informações de repasses a entidades.

Descontos a aposentados

Uma outra denúncia, essa sobre descontos ilegais por associações, foi feita em 2020 e começou a ser investigada na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), na Divisão de Repressão às Fraudes. O inquérito tinha parceria com o Ministério Público do DF.

Naquele ano, a investigação apontava para o acordo entre o INSS e a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) e o crescimento exponencial da entidade em um ano.

O aumento dos descontos da Conafer em valores absolutos e relativos passou de R$ 350 mil em 2019, para R$ 57 milhões em 2020, representando uma elevação de 16.185% em pleno período de pandemia, segundo consta em relatório da CGU.

“Na época que a Diretoria de Benefícios estava cortando ali os ACTs, estava fazendo uma auditoria em cima deles [Conafer], alguns servidores receberam ameaças, isso foi falado lá dentro”, dizia a denúncia apurada pela Polícia Civil.

A PCDF e o MPDFT pediram autorização da Justiça do DF para uma operação ainda em 2020 contra o então presidente do INSS, Leonardo Rolim, e a Conafer, mas o juiz de primeira instância Osvaldo Tovani negou.

Na época, depoimentos foram colhidos e a trilha financeira da entidade foi analisada. Aposentados de zonas rurais foram ouvidos pelos investigadores e detalharam os descontos que sofriam.

O magistrado, porém, entendeu que o caso deveria ir para instância superior e enviou para o Ministério Público Federal e Justiça Federal do DF, com investigação da Polícia Federal. Não houve informações de andamento de inquérito desde então por parte da PF ou do MPF.

Esquema revelado e demissões

Em 23 de abril, a PF e a CGU deflagraram a operação Sem Desconto e cumpriram 211 mandados de busca e apreensão e prenderam seis pessoas. Desde que o esquema foi revelado publicamente, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi demitido e o ministro da Previdência, Carlos Lupi, deixou o cargo. O governo federal atual trabalha para identificar a quantidade de brasileiros lesados com as fraudes e detalha como serão os reembolsos aos aposentados e pensionistas.

Outros lados

A CNN procurou o INSS sobre as denúncias de 2016 e repasses à uma associação, mas não obteve retorno.

A Conafer, da denúncia de 2020, não se pronunciou. A associação de peritos explicou que em 2017 fez um congresso voltado à capacitação e ao aprimoramento técnico dos integrantes da carreira de Perito Médico Federal.

“A edição em questão ocorreu entre os dias 26 e 28 de abril, em Brasília/DF, e contou com a inscrição de servidores interessados, além da concessão de entrada gratuita àqueles que ocupavam, à época, cargos de chefia no âmbito da Perícia Médica Federal — medida institucional voltada à valorização e qualificação da Carreira, sem qualquer aporte ou subvenção pública”.

A associação diz que não houve naquela ou em qualquer outra edição do congresso, repasse de verbas públicas à ANMP a título de contratação, capacitação ou qualquer outra rubrica orçamentária.

A Polícia Federal também não retornou aos contatos da reportagem sobre o andamento da denúncia do servidor.

O espaço segue aberto para demais manifestações.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Servidores do INSS denunciam fraudes desde o governo Temer no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Homem é assassinado a tiros em distribuidora de bebidas no DF

Por erro médico, mulher trata câncer inexistente durante três meses

VÍDEO: Delegado detalha esquema bilionário de adulteração de combustível em postos na Bahia

Criança de 8 anos fica presa entre pilares de concreto. Veja imagem

Petrobras: Ibama diz que pontos sobre Margem Equatorial foram esclarecidos 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Famosos curtem 1º dia de Carnaval em São Paulo; veja fotos 

1 de março de 2025
Apesar de diferenças, BRICS incorpora agenda climática e insiste no multilateralismo
Vini Jr. reage de forma sugestiva ao comentário Virginia Fonseca; confira
Chefe da ONU rejeita novo plano israelense para controlar ajuda em Gaza 
BBB 25: Após eliminação de Thamiris, Camila faz análise das brigas com sister e pede desculpas
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?