By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Servidores querem ‘intensificar ação’ contra PEC 38 e veem ano eleitoral como obstáculo
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Servidores querem ‘intensificar ação’ contra PEC 38 e veem ano eleitoral como obstáculo
outros

Servidores querem ‘intensificar ação’ contra PEC 38 e veem ano eleitoral como obstáculo

Última atualização: 26 de novembro de 2025 18:50
Published 26 de novembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Entidades sindicais querem intensificar a mobilização contra a proposta de reforma administrativa em tramitação no Congresso, a PEC 38/2025. Nesta terça-feira (25/11), foi realizada a segunda audiência pública sobre o tema na Câmara dos Deputados após a proposta ter sido protocolada. A reunião foi marcada pela presença de grupos contrários ao projeto. Os servidores querem impedir que a PEC vá à votação neste ano e buscam ampliar o número de deputados signatários da proposta que pediram pela retirada de sua assinatura. A avaliação é de que a PEC teria poucas chances de avançar em 2026 em um Congresso tomado pela pauta eleitoral.

“Vamos forçar a barra nos aeroportos, buscar reuniões nos estados com as bancadas. Buscar as lideranças para que no colégio de líderes elas sejam um anteparo para que o projeto não seja pautado neste ano”, disse na audiência a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), autora do requerimento de realização da audiência.

Quer acompanhar os principais fatos ligados ao serviço público? Inscreva-se na newsletter Por Dentro da Máquina. É grátis!

Em um mês desde que a PEC foi protocolada, 27 dos 171 deputados signatários da proposta pediram pela retirada de suas assinaturas. Na prática, os requerimentos não têm efeito. Depois de protocolada, uma PEC só pode ser derrubada se mais da metade dos signatários pedir pela retirada de tramitação da proposta. O cenário, no entanto, é um termômetro da movimentação dos grupos contrários à reforma.

Para a maioria dos deputados, a mudança de ideia se deu após pressão de servidores em suas bases eleitorais. Entidades sindicais e associações contrárias à reforma têm intensificado a movimentação em Brasília, nos gabinetes e em atos no aeroporto de Brasília, mas foram os pedidos feitos por grupos nos estados que exerceram maior impacto entre os parlamentares. O movimento acendeu o alerta para o potencial custo político do apoio a uma proposta amplamente rejeitada pelo funcionalismo. Deputados e fontes técnicas consideram que a categoria é parte considerável do eleitorado de muitos parlamentares, independente do viés partidário, e tem uma boa capacidade de articulação.

Sob reserva, parlamentares dizem ainda que o fator também tem pesado entre deputados que ainda não assinaram a PEC, inclusive em bancadas historicamente alinhadas à agenda liberal e de enxugamento do Estado.

Os servidores retomaram o lema “quem votar, não volta”, usado na pressão contra PEC 32/2020, proposta anterior de reforma administrativa de autoria do governo de Jair Bolsonaro (PL). As entidades defendem que os parlamentares que assinarem a proposta ou, posteriormente, forem favoráveis ao projeto na votação em plenário, não devem ser reeleito em 2026.

Reforma como ativo eleitoral

O deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), autor do pacote legislativo da reforma administrativa, considera que o cenário eleitoral não deve necessariamente atrapalhar a discussão e acha possível um revés que transforme a proposta num “ativo político” para os parlamentares por meio de um texto de consenso. Ele também acredita que o projeto pode ampliar a base eleitoral do presidente Lula.

“Ao invés de o calendário eleitoral ser um fator que atrapalhe, pode ser um fator de ajuda. Como é que isso pode ser possível? Ajustando o texto. Corrigindo esses ruídos. Amaciando um pouco mais ele”, afirmou, nesta terça, no evento Modernização do Estado e Reforma Administrativa, organizado pelo Movimento Pessoas à Frente.

Para Pedro Paulo, parlamentares podem ainda não ter uma percepção de “ganho efetivo político com a reforma”, já que a tramitação da proposta é recente. O deputado disse ainda não ter pedido “a esperança” de aprovar, ao menos, parte de da reforma ainda em 2025.

You Might Also Like

Esposa de cantor preso por violência doméstica se pronuncia sobre o caso: “Justiça seja feita”

Criança se perde em área de mata do próprio condomínio em GO

Endrick brilha, dá assistência, e Lyon vence o Brest pelo Francês 

Trens de alta velocidade descarrilam na Espanha e deixam cinco mortos 

Eleições 2026: Alcolumbre sinaliza temas “proibidos” no Senado durante o ano com receio de consequências eleitorais

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

IPVA de Minas Gerais tem pagamento adiado para fevereiro a partir de 2025

18 de dezembro de 2024
DJ processa hospital após 40 dias em coma e infecção grave resultado em amputações; entenda
Homem é agredido e preso após ser flagrado se masturbando ao lado de mulheres em terminal de ônibus
Veja foto de ex-jogador agredido na prisão após dar 61 socos em mulher
Começa semana que pode ser uma das mais quentes da história; veja previsão 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?