Primeira Turma do STF reservou três sessões para analisar denúncia da PGR contra oito acusados por tentativa de golpe de Estado
Este conteúdo foi originalmente publicado em Sessão do STF tem pausa para intervalo; retomada será com voto de Moraes no site CNN Brasil. Política, STF (Supremo Tribunal Federal) CNN Brasil
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) realizou, nesta terça-feira (25), a primeira de três sessões voltadas à análise da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra oito acusados por uma tentativa de golpe de Estado em 2022. O intervalo é de duas horas e deve retornar com o voto do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.
A sessão está sendo transmitida ao vivo na CNN e pode ser acompanhada no vídeo acima.
No primeiro bloco, o julgamento foi aberto pelo presidente do colegiado, ministro Cristiano Zanin, seguido por uma leitura do relatório por Moraes. Logo depois, houve a sustentação oral do procurador-geral da República, Paulo Gonet.
Em seguida, a defesa dos oito acusados discursaram por 15 minutos cada.
Na volta do intervalo, os ministros poderão votar questões preliminares, ou seja, definições pontuais que estão no processo e podem comprometer como um magistrado vota no caso. Depois, o relator avaliará o mérito da denúncia e dirá se a aceita ou não. Os demais ministros, então, poderão dar seus votos.
Caso haja maioria ou unanimidade por acatar a denúncia, os denunciados se tornarão réus e responderão a processo judicial em mais sessões da Primeira Turma do Supremo. Ao fim do julgamento como um todo, os réus serão absolvidos ou condenados, e caberá aos ministros definir qual a pena e por qual crime cada um será punido.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Sessão do STF tem pausa para intervalo; retomada será com voto de Moraes no site CNN Brasil.