renovação do maquinário será mais lenta no campo este ano Agro, Agronegócio, CNN Money CNN Brasil
A Fenabrave, entidade que representa concessionárias de veículos e revendas de equipamentos agrícolas, espera um crescimento de 3,4% nas vendas de máquinas agrícolas em 2026. Se confirmado, o desempenho será inferior ao registrado em 2025, de 10%.
A expectativa é sustentada por condições favoráveis de crédito, incluindo juros mais baixos no Plano Safra, além de uma colheita robusta de grãos. Apesar do cenário positivo, os custos de produção estão mais altos este ano e as commodities não devem registrar grandes valorizações. Com isso, a renovação do maquinário não será intensa no campo.
O balanço da associação, divulgado nesta semana, mostrou que as vendas de tratores cresceram 16,5% entre janeiro e novembro de 2025. No mesmo período a comercialização de colheitadeiras cresceu 7,5%.
A estimativa está em linha com as projeções da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA) da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), que também projeta um crescimento de 3,4% para o setor de máquinas agrícolas em 2026.

