By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Seu carro sabe mais sobre você do que você imagina? Entenda melhor 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Seu carro sabe mais sobre você do que você imagina? Entenda melhor 
outros

Seu carro sabe mais sobre você do que você imagina? Entenda melhor 

Última atualização: 26 de janeiro de 2025 06:30
Published 26 de janeiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Empresas automotivas dos Estados Unidos coletam dados dos usuários e dizem usá-los para “segurança”
Este conteúdo foi originalmente publicado em Seu carro sabe mais sobre você do que você imagina? Entenda melhor no site CNN Brasil.  Auto, -cnn-international-, -traducao-ia-, indústria automotiva, Segurança de dados CNN Brasil

Contents
Leia maisKadett que aparece em “Ainda Estou Aqui” é considerado raro; entenda razãoNitrogênio: ótima receita para se jogar dinheiro no lixoMetanol é toxico e corrosivo, mas pode estar no tanque do seu automóvelPouca informação sobre muita informaçãoBenefícios potenciais, mas controle zero

É bem provável que seu carro saiba tudo sobre você. Onde você esteve. A velocidade com que você dirige. Se você poderia ter sido um pouco mais gentil com os freios. Até mesmo como você se parece, graças às câmeras apontadas diretamente para o seu rosto.

Esse tipo de coleta de dados vem acontecendo há anos. E, em alguns casos, os dados foram vendidos por montadoras para terceiros, como seguradoras, que usaram os dados sobre hábitos de direção para aumentar as taxas de seguro para alguns clientes.

Também tem sido usado pelas autoridades policiais, sendo o exemplo mais recente e proeminente a Tesla Cybertruck que explodiu em frente ao Trump International Hotel em Las Vegas no dia de Ano Novo. Os policiais que investigam o incidente agradeceram à Tesla por fornecer dados rapidamente sobre o suspeito, que se matou dentro da caminhonete.

Leia mais

  • Kadett que aparece em "Ainda Estou Aqui" é considerado raro; entenda razão

    Kadett que aparece em “Ainda Estou Aqui” é considerado raro; entenda razão

  • Nitrogênio: ótima receita para se jogar dinheiro no lixo

    Nitrogênio: ótima receita para se jogar dinheiro no lixo

  • Metanol é toxico e corrosivo, mas pode estar no tanque do seu automóvel

    Metanol é toxico e corrosivo, mas pode estar no tanque do seu automóvel

“Eu tenho que agradecer especificamente a Elon Musk”, disse o xerife de Las Vegas, Kevin McMahill, em uma entrevista coletiva, observando que o CEO da Tesla forneceu às autoridades “uma quantidade considerável de informações adicionais”, incluindo o envio direto de vídeos de postos de carregamento da Tesla para ajudar em seus esforços para rastrear o motorista.

Mas, embora as autoridades policiais elogiem as corporações por entregar dados de motoristas, outros estão preocupados que a maior parte das informações coletadas possa estar violando a privacidade das pessoas. Eles estão preocupados que, sem limites, as possíveis invasões de privacidade só piorem, com as montadoras tendo a ganhar dinheiro com o tesouro de informações que agora possuem.

Pouca informação sobre muita informação

A General Motors vendeu dados nos últimos anos para empresas de dados terceirizadas, que então venderam informações sobre os hábitos de direção dos motoristas para seguradoras. A empresa interrompeu as vendas depois que uma reportagem do New York Times sobre a prática em abril provocou uma reação negativa, dizendo que criou o que chamou de programa “Smart Driver” para “promover um comportamento de direção mais seguro para o benefício dos clientes”, mas que o feedback dos clientes levou à descontinuação do programa.

Essa ação não a impediu de ser processada em agosto pelo Procurador-Geral do Texas, já que a empresa já havia vendido dados de mais de 14 milhões de veículos, incluindo 1,8 milhão de texanos. Esse processo ainda está pendente.

E isso não significa que a prática de venda de dados tenha parado, disse o analista automotivo Sam Abuelsamid, da empresa de comunicações Telemetry. Ele disse que mais de 90% dos carros novos podem enviar informações de volta para seus respectivos fabricantes, com o único aviso aos motoristas enterrado profundamente nos manuais dos veículos ou nas letras miúdas dos contratos de venda.

“Tecnicamente, eles tinham permissão”, disse Abuelssamid. “Mas é algo que as pessoas deveriam estar cientes, mas não estão.”

Alguns legisladores estaduais e federais também pediram mais controles sobre a coleta e venda de dados. Especialistas em privacidade dizem que é uma área crescente de preocupação, já que poucos proprietários de carros percebem quanta informação está sendo coletada sobre eles.

Benefícios potenciais, mas controle zero

“Existem muitos serviços úteis que vêm de carros conectados”, disse David Choffnes, diretor executivo e membro fundador do Instituto de Segurança Cibernética e Privacidade da Northeastern University. “Mas, como consumidor, você não pode escolher quais dados são enviados.”

Ele disse que mesmo quando os proprietários de carros estão cientes de que os dados estão sendo coletados, a maioria não pensa sobre os usos de todas as informações ou o valor financeiro que isso proporciona às montadoras.

“As montadoras não estão coletando dados apenas por diversão”, disse ele. “Vai se resumir a usar os dados para obter lucro.”

O senador democrata de Massachusetts, Ed Markey, escreveu uma carta para as montadoras há um ano perguntando sobre a coleta de dados, e as empresas defenderam suas práticas. Elas retrataram a coleta de informações sobre os motoristas de seus carros como uma tentativa nobre de melhorar os veículos e parte de seu sonho de um mundo melhor, em vez de abordar o benefício financeiro que receberam de seus esforços.

A GM disse que os dados estavam sendo usados para criar “nossa visão de um mundo com zero acidentes, zero emissões e zero congestionamentos. Central para essa visão é utilizar a conectividade do veículo para trazer segurança e conveniência aos nossos clientes.”

Mas, embora a empresa tenha dito que a coleta de dados estava sendo feita apenas para clientes que “optam por participar”, essa declaração veio antes das revelações do New York Times sobre suas práticas a forçarem a mudar sua política.

A Alliance for Automotive Innovation, um grupo comercial que representa a maioria das principais montadoras, exceto a Tesla, defendeu a prática em todo o setor.

“Não, seu carro não está espionando”, é o título de um memorando que o grupo preparou sobre o assunto. “Está mantendo você seguro.” Em vez de uma intrusão, a coleta de dados era, de fato, um “recurso”, enfatizou o grupo em itálico.

“Os dados telemáticos do veículo suportam o funcionamento adequado de um veículo e seus sistemas de computador de bordo”, disse o grupo. “Ele produz informações que melhoram positivamente a segurança, podem ajudar a apoiar a conformidade com as regras de segurança do governo e permitem uma variedade de recursos (opcionais) de conectividade e personalização para os clientes.” E disse que as informações coletadas podem facilitar uma melhor resposta de emergência em caso de acidente de veículo.

O grupo escreveu que as montadoras estão seguindo diretrizes voluntariamente adotadas que exigem proteção ainda maior do que o exigido por lei para dados particularmente sensíveis, incluindo para onde um veículo vai e informações sobre o comportamento do motorista. E escreveu que apoiaria a legislação federal que transforma esses tipos de diretrizes em lei.

No entanto, defensores da privacidade dizem que haveria problemas com a legislação nacional que poderia restringir os estados de aprovar regulamentações mais rígidas, como proteções de privacidade estaduais e proibições de dados de direção sendo fornecidos a seguradoras, como a Califórnia faz. E eles estão preocupados com o que seria considerado “consentimento” dos motoristas.

“Os clientes da GM não achavam que estavam vendendo os dados para terceiros e que isso afetaria suas taxas de seguro”, disse Choffnes. Ele disse que deveria haver regras mais rígidas sobre “qual forma de consentimento é exigida e se os consumidores podem escolher quais dados são ou não enviados”.

Carros híbridos ou elétricos, qual a alternativa mais adequada?

Este conteúdo foi originalmente publicado em Seu carro sabe mais sobre você do que você imagina? Entenda melhor no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Lutadora de MMA causa revolta ao colocar orangotango para fumar; assista

2 de Julho: Babalaô Robson do Agogô celebra a data e destaca a força ancestral do povo baiano; assista

2 de julho: Niltinho comenta sobre possível troca de partido

Divorciado, pai de Endrick vira assunto após boatos de affair com ex-Miss Bumbum; saiba detalhes

Receita inicia piloto da CBS com etapas escalonadas de simulação

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Polícia prende um dos maiores ladrões de banco com crimes em 17 estados 

15 de março de 2025
Temporal em SC causa duas mortes e afeta mais de 388 mil pessoas 
Denilson posta que pode assumir o comando da Seleção Brasileira e causa alvoroço
Alexandre Frota volta à TV Globo 26 anos após última novela 
Conheça condição rara que muda a posição dos órgãos do corpo 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?