Ministro de Minas e Energia afirmou que já pediu duas vezes reunião com Ibama
Este conteúdo foi originalmente publicado em Silveira aguarda com “paciência” reunião com Ibama sobre Margem Equatorial no site CNN Brasil. Macroeconomia, -agencia-cnn-, Alexandre Silveira, CNN Brasil Money, Margem Equatorial, Ministério de Minas e Energia CNN Brasil
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que, após reiterados pedidos, aguarda com “paciência e humildade” uma reunião com o Ibama para tratar da licença para exploração de petróleo na Margem Equatorial.
“Já pedi duas vezes, já reiterei e, inusitadamente, estou aguardando. Com muita paciência e humildade”, afirmou o ministro nesta segunda-feira (17).
O governo federal tem pressionado o Ibama sobre o estudo da extração. A demora tem irritado o Planalto, segundo apuração da CNN, que considera até demitir o presidente do instituto, Rodrigo Agostinho.
A recém-empossada ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, defende a autorização para as pesquisas na região.
“O potencial de recursos petrolíferos na Margem Equatorial está demonstrado pelos países vizinhos que já trabalham na área. Pesquisar estes recursos é obrigação de um país que busca a segurança energética, ao mesmo tempo em que incentiva a transição”, disse a ministra.
Apesar da pressão por parte do governo, técnicos do Ibama recomendaram à chefia do órgão negar licença à Petrobras para a exploração da Margem Equatorial na região do Amapá.
Apesar do termo “exploração”, o que a Petrobras solicita ao Ibama é a autorização para perfurar um poço e avaliar a viabilidade econômica da extração de petróleo na Margem Equatorial.
“Na Margem Equatorial, ninguém está discutindo explorar petróleo, e sim conhecer as potencialidades”, concluiu o ministro.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Silveira aguarda com “paciência” reunião com Ibama sobre Margem Equatorial no site CNN Brasil.