Governo quer usar recursos obtidos com a exploração de petróleo e minerais críticos para criar um fundo que irá financiar projetos ligados à transição energética no Brasil Macroeconomia, Emissão de poluentes, Petróleo, transição energética CNN Brasil
O ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira defendeu, neste sábado (8), que recursos obtidos com a exploração de petróleo e de minerais críticos sejam utilizados para abastecer um fundo voltado ao financiamento de projetos ligados à transição energética no Brasil.
O anúncio da criação do fundo, que terá como objetivo apoiar a adaptação ao impacto das mudanças climáticas, foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última sexta-feira (7).
Na prática, a proposta prevê o uso de receitas provenientes de fontes poluentes e não renováveis para financiar iniciativas de energia limpa e sustentabilidade, com o intuito de reduzir a dependência de combustíveis fósseis e estimular a descarbonização da economia brasileira.
“Não há transição energética sem mineração. Então, uma das fontes que pode financiar esse fundo é a mineração, que deve ser feita de forma sustentável, em especial dos minerais críticos e estratégicos. Outra fonte é a fonte do petróleo. A nossa grande riqueza nacional é exatamente a nossa pluralidade energética”, afirmou Silveira.
Apesar do anúncio e das declarações sobre a origem dos recursos, nem Silveira e nem Lula detalharam como seriam feitos os aportes.
Ainda não está claro se o financiamento viria de uma contribuição obrigatória das empresas exploradoras, de royalties do petróleo ou da criação de um novo tributo.

