FIFPro acredita que partidas do torneio deveriam ter sido suspensas e pede fim dos jogos ao meio-dia Futebol Internacional, CNN Esportes, Futebol internacional, Mundial de Clubes CNN Brasil
Atletas que disputam a Copa do Mundo de Clubes entraram em contato com seus sindicatos para relatar preocupações com o calor excessivo durante os jogos nos Estados Unidos.
A FIFPro, entidade global que representa jogadores de futebol, afirmou que pelo menos duas partidas, incluindo Chelsea x Espérance, deveriam ter sido suspensas, segundo o site britânico “Mirror”.
De acordo com a organização, a temperatura ultrapassou os 30 °C em determinados horários, tornando as condições impróprias para o esporte. A entidade também sugeriu que a Fifa elimine os jogos com início ao meio-dia na próxima Copa do Mundo.
“Recebemos relatos de atletas por meio dos sindicatos”, declarou Alex Phillips, da FIFPro. “Cabe às associações nacionais decidir se vão tornar essas reclamações públicas.”
-
1 de 10Palmeiras está classificado às quartas do Mundial • Cesar Greco/Palmeiras/by Canon
-
2 de 10Germán Cano comemora gol sobre a Inter de Milão que classificou o Fluminense para as quartas de final • Grant Halverson – FIFA/FIFA via Getty Images
-
3 de 10Palmeiras está classificado às quartas do Mundial • Divulgação/Palmeiras
-
-
4 de 10Fluminense está nas quartas de final do Mundial de Clubes • Divulgação/Lucas Merçon
-
5 de 10Chelsea está classificado às quartas do Mundial • Divulgação/Chelsea
-
6 de 10Chelsea está classificado às quartas do Mundial • Foto: Buda Mendes/Getty Images
-
-
7 de 10Paris Saint-Germain está classificado às quartas do Mundial • Divulgação/Paris Saint-Germain
-
8 de 10Paris Saint-Germain está classificado às quartas do Mundial • Carl Recine – FIFA/FIFA via Getty Images
-
9 de 10Bayern de Munique está nas quartas do Mundial • Divulgação/Bayern de Munique
-
-
10 de 10Bayern de Munique está nas quartas do Mundial • Divulgação/Bayern de Munique
Entidade quer Fifa seguindo exemplo da MLS
Segundo Phillips, a argumentação será baseada no bom senso e em exemplos concretos, como os protocolos da MLS, que há anos evita marcar partidas ao meio-dia em estados como a Flórida.
“São argumentos fortes e que pretendemos usar da melhor forma possível junto à Fifa”, afirmou o dirigente.
O diretor médico da FIFPro, Vincent Gouttebarge, reforçou que existe um parâmetro técnico claro para definir quando um jogo deve ser suspenso ou adiado.
“O valor de corte é um WBGT de 28 graus. Acima disso, o jogo deve ser reagendado”, explicou.
Mundial de Clubes tem premiação bilionária; veja valores detalhados
O que é índice WBGT?
O WBGT (Wet Bulb Globe Temperature) é um índice que mede o impacto do calor no corpo humano, considerando não só a temperatura do ar, mas também a umidade, a radiação solar e o vento. É amplamente usado em protocolos esportivos.
“Na nossa avaliação, partidas como PSG x Atlético de Madrid e Chelsea x Espérance deveriam ter sido disputadas em horários mais amenos ou, se isso não fosse possível, remarcadas para outro dia”, afirmou Gouttebarge.
Chelsea enfrentou dificuldades no calor da Filadélfia
O técnico do Chelsea, Enzo Maresca, foi direto ao comentar o clima antes do duelo contra o Espérance, disputado na Filadélfia na última terça-feira. Para ele, o calor “tornou quase impossível” realizar um treino adequado.
“É praticamente inviável treinar nessas condições”, disse em coletiva. “A sessão da manhã foi curtíssima, focada só na estratégia para o jogo seguinte.”
“Estamos tentando poupar energia. Não tem como fazer mais do que isso neste clima”, acrescentou o treinador.
“Não é desculpa, é realidade”, diz Maresca
Maresca ainda ressaltou que não busca justificativas: “Gosto de ser honesto. Isso não é desculpa. É diferente dizer que está calor quando não está. Mas nesse caso, está sim. E trabalhar nessa temperatura é muito difícil.”
Apesar dos desafios, ele garantiu que a equipe está comprometida: “Viemos aqui para dar o nosso melhor e buscar a vitória. É isso que podemos fazer.”
O Chelsea, inclusive, encara o Palmeiras nas quartas de final do Mundial. A partida será também na Filadélfia, na próxima sexta-feira (4), às 22h (de Brasília), em horário de clima mais ameno.