Ahmad al-Sharaa, presidente interino do país, está em Nova York para cúpula Internacional, Assembleia Geral da ONU, Bashar al-Assad, Estados Unidos, Oriente Médio, Síria CNN Brasil
O presidente da Síria, Ahmad al-Sharaa, chegou em Nova York antes da participação na Assembleia Geral das Nações Unidas, tornando-se o primeiro líder sírio a fazê-lo desde 1967, segundo a SANA, agência de notícias estatal síria.
Al-Sharaa lidera uma delegação de alto nível que inclui diversos ministros e altos funcionários do país, informou a SANA no domingo (21).
“A visita marca um importante momento diplomático para Damasco, que retorna ao palco da ONU como chefe de Estado pela primeira vez após quase seis décadas”, afirmou a agência.
O debate da 80ª sessão da Assembleia começará na terça-feira (23), prosseguirá até sábado (27) e terminará na segunda-feira (29).
Al-Sharaa foi o líder do principal grupo militante que liderou a ofensiva-relâmpago que levou à derrubada do ditador sírio Bashar al-Assad em dezembro de 2024, cujo regime estava no poder há várias décadas.
Antes afiliado à Al-Qaeda e um ator-chave no sangrento conflito civil da Síria, al-Sharaa se reposicionou como um líder pragmático, determinado a reconstruir sua nação devastada pela guerra e a reparar as relações internacionais fragmentadas da Síria.
Os EUA sinalizaram disposição para se envolver com a nova liderança síria, enfatizando que os julgarão por suas ações.