By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Sly Stone, músico pioneiro do funk, morre aos 82 anos 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Sly Stone, músico pioneiro do funk, morre aos 82 anos 
outros

Sly Stone, músico pioneiro do funk, morre aos 82 anos 

Última atualização: 9 de junho de 2025 19:09
Published 9 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Família comunicou o falecimento do astro que estava tratando uma doença no pulmão  Entretenimento, #CNNPop, Luto, Morte, Música CNN Brasil

Contents
Leia maisJessie J enfrenta crise de pânico após diagnóstico de câncer: “Pior dia”“Farto de relacionamentos baseados em interesses”, dispara Justin BieberBruce Willis tinha técnica para driblar demência enquanto atuava, diz livro

Sly Stone, o influente porém enigmático astro do funk-rock, cujas gravações cheias de alma e consciência social alteraram o curso da música popular antes de ele se retirar abruptamente dos holofotes e se tornar o “J.D. Salinger do rock”, morreu, anunciou sua família nesta segunda-feira (9). Ele tinha 82 anos.

“É com profunda tristeza que anunciamos o falecimento de nosso amado pai, Sly Stone, do Sly and the Family Stone”, diz o comunicado da família. “Após uma longa batalha contra a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e outras questões de saúde, ele faleceu em paz, cercado por seus três filhos, seu amigo mais próximo e sua família estendida. Enquanto lamentamos sua ausência, encontramos consolo em saber que seu extraordinário legado musical continuará a ressoar e inspirar por gerações.”

Leia mais

  • Jessie J enfrenta crise de pânico após diagnóstico de câncer: "Pior dia"

    Jessie J enfrenta crise de pânico após diagnóstico de câncer: “Pior dia”

  • "Farto de relacionamentos baseados em interesses", dispara Justin Bieber

    “Farto de relacionamentos baseados em interesses”, dispara Justin Bieber

  • Bruce Willis tinha técnica para driblar demência enquanto atuava, diz livro

    Bruce Willis tinha técnica para driblar demência enquanto atuava, diz livro

“Sly foi uma figura monumental, um inovador revolucionário e um verdadeiro pioneiro que redefiniu o cenário da música pop, funk e rock”, continua o comunicado. “Suas canções icônicas deixaram uma marca indelével no mundo, e sua influência permanece inegável. Em um testemunho de seu espírito criativo duradouro, Sly completou recentemente o roteiro da sua cinebiografia, um projeto que estamos ansiosos para compartilhar com o mundo em breve, o qual segue a publicação de suas memórias em 2024.”

Nascido Sylvester Stewart em Denton, Texas, o segundo de cinco filhos, sua família era ligada à Igreja de Deus em Cristo (Cogic) e manteve esse vínculo religioso após a mudança para Vallejo, Califórnia.

Aos oito anos, ele e três irmãos gravaram um single gospel com o grupo Stewart Four.

“Um prodígio musical, passou a ser conhecido como Sly ainda na escola primária, após um amigo escrever ‘Slyvester’ errado. Aos 11 anos já dominava teclados, guitarra, baixo e bateria, e se apresentou em várias bandas no ensino médio”, segundo seu site oficial.

“Uma dessas bandas, The Viscaynes, tinha uma formação integrada racialmente, algo incomum no final dos anos 1950. O grupo lançou alguns singles, e Sly também lançou músicas solo nesse período, trabalhando com seu irmão mais novo, Freddie.”


Elogiado como um gênio musical, ele também ficou conhecido por ser recluso
Elogiado como um gênio musical, ele também ficou conhecido por ser recluso • Instagram/Sly Stone

Enquanto estudava na faculdade comunitária de Vallejo, aprendeu composição, teoria musical e trompete. Tornou-se um DJ popular na rádio KSOL, voltada ao R&B.

Seus “gostos musicais ecléticos” ajudaram a tornar seu programa um sucesso, e ele foi um dos primeiros DJs a tocar artistas brancos com influência R&B, como Beatles, Animals e Rolling Stones. Mais tarde, trabalhou também na rádio KDIA, onde ficou até formar a lendária Sly and the Family Stone, em 1967.

Segundo seu site, “Sly and the Family Stone romperam com o status quo de Las Vegas ao serem contratados para uma temporada de três meses, seis noites por semana, no Pussycat a’ Go Go, com presença de nomes como James Brown e Bobby Darin.”

Nas folgas de segunda-feira, a banda voava para Los Angeles para gravar o álbum de estreia, A Whole New Thing. Incluía o primeiro grande sucesso, “Dance to the Music”, que também faria parte do segundo álbum.

Apesar do sucesso inicial, Sly enfrentou sérias dificuldades financeiras, problemas de saúde e até períodos de situação de rua. Aclamado como um gênio musical, também ficou conhecido por seu comportamento recluso.

Antes de desaparecer da vida pública, Stone foi uma força criativa potente no final dos anos 1960 e início dos 70 — cantor, compositor, líder de banda e produtor. Entre outros sucessos do grupo estão “Hot Fun in the Summertime”, “Thank You (Falettinme Be Mice Elf Agin)” e “Family Affair”.

A apresentação da banda no Harlem Cultural Festival de 1969 foi eternizada no documentário vencedor do Oscar Summer of Soul, dirigido por Ahmir “Questlove” Thompson.

Questlove também estava produzindo um filme sobre Sly, que em 2023 lançou sua autobiografia.

Nela, revelou demônios pessoais como o uso de substâncias e outros momentos sombrios da vida que não o retratam sob a melhor luz.

“Como parte da primeira geração de superastros do rock, Sly mergulhou em praticamente todos os excessos até quase se autodestruir”, escreveu Jem Aswad, da Variety, na resenha da biografia. “Embora amigos como Muhammad Ali, Doris Day e George Clinton apareçam nesse período, os relatos de seus ‘anos altos’ — já incluídos em livros e documentários anteriores — falam de armas, seguranças agressivos e cães de guarda ainda mais violentos — um deles, chamado Gun, foi morto por Sly após atacar gravemente seu filho. Ele o chamou de seu melhor amigo.”

Sly and the Family Stone foram incluídos no Hall da Fama do Rock & Roll em 1993. Na nota desta segunda-feira, a família agradeceu aos fãs de Sly “do fundo do coração pelo apoio incondicional”.

“Estendemos nossa mais profunda gratidão pelo carinho e pelas orações neste momento difícil”, escreveram. “Desejamos paz e harmonia a todos que foram tocados pela vida e pela música icônica de Sly.”

Novos posts de Justin Bieber preocupam fãs: “Você precisa de uma pausa”

 

You Might Also Like

“Ele me ama”, reage Michelle a líder do PT

Sejamos melhores juntos

Mulher se pendura em ar-condicionado para salvar família de incêndio em apartamento; veja vídeo

Filho de Tim Maia fala sobre carreira do pai: “Nunca quis ser cantor” 

Policial que mais matar traficantes pode ser condecorado

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Justiça arquiva caso de profissionais que arrastaram menino autista

17 de julho de 2025
JOTA PRO Poder recebe Rogério Ceron para call exclusiva com assinantes
Você sabe o que é ‘Incel’? Conheça o significado do termo abordado na série ‘Adolescência’
Lula deve impor sacrifícios ao PT em reforma ministerial
Governo deve incluir projetos de senadores na agenda econômica, diz Haddad 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?