Dado foi divulgado pelo Detran-SP em evento nesta quarta-feira (23) São Paulo, Detran, Motociclista, São Paulo (capital), São Paulo (estado) CNN Brasil
Pelo menos 48 municípios de São Paulo têm tendência de aumento de morte de motociclistas em sinistros. Os dados foram divulgados pelo Detran-SP nesta quarta-feira (23), dias antes do Dia do Motociclista, no domingo (27).
Os números fazem parte do estudo “Análise de Tendências de Sinistralidade em Municípios”, produzido pelo Diretoria do Detran-SP.
Veja algumas das principais cidades:
- São Paulo
- São Bernardo do Campo
- Guarulhos
- Ribeirão Preto
- Itupeva
- Cotia
- Sorocaba
- Piracicaba
Segundo o órgão, o objetivo do estudo é identificar pontos de aumento ou redução da quantidade de óbitos, consideradas em qualquer tipo de via e transporte.
A análise foi realizada a partir do modelo “Teste de Mann-Kendall, feito a partir de cálculos matemáticos. Ela foi usada para a percepção de tendências ao longo do tempo.
O trabalho se deu por meio de dados abertos do Infosiga, sistema que mede a violência no trânsito, no período entre Janeiro de 2015 – data que marca o início da série histórica – e fevereiro de 2025.
Em entrevista à CNN, Frederico Pierotti, presidente do Cetran-SP e Coordenador Estadual do SISTRAN-SP, destacou que a educação de trânsito é fundamental para que a taxa de mortes em geral diminua.
“O trânsito é o ambiente mais democrático que existe. Por isso, é essencial que existam planos de educação feitos para o aprendizado desde as crianças até os adultos. Todos eles estão presentes nas vias. Precisamos dos pilares da educação e da fiscalização andando juntos”, disse Frederico.
*Sob supervisão de AR.