Marca foi atingida dois anos após o lançamento do documento; emissão é gratuita e busca fortalecer a inclusão e a acessibilidade
Este conteúdo foi originalmente publicado em SP emite 100 mil carteiras de identificação de pessoa no espectro autista no site CNN Brasil. São Paulo, Autismo, Governo de São Paulo CNN Brasil
O estado de São Paulo atingiu na quinta-feira (10) a marca de 100 mil emissões da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA).
A marca foi alcançada dois anos após o lançamento do documento liderado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e integra as diretrizes do Plano Estadual Integrado (PEI).
A emissão da Carteira de Identificação é gratuita e busca garantir os direitos da pessoa no espectro autista, além de fortalecer a inclusão e a acessibilidade.
Para quem convive com o autismo, seja pessoalmente ou como familiar, ter um documento que identifica essa condição faz toda a diferença, visto que o TEA não apresenta características físicas evidentes, dificultando a compreensão da sociedade sobre a necessidade de atenção e prioridade
Marcos da Costa, secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Nesta sexta-feira (11), o governo informou que disponibilizou mais de 65 mil selos de identificação veicular para pessoas no espectro autista. O documento visa proporcionar mais segurança e autonomia no trânsito para esse público. Esse selo depende da emissão do CipTEA, veja como emitir:
Como solicitar a carteira
O documento pode ser solicitados digitalmente pelo site ciptea.sp.gov.br ou presencialmente nas unidades do Poupatempo. Para a emissão, é necessário:
- Laudo médico que comprove o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista;
- Documentos pessoais do beneficiário;
- Documentos pessoais do responsável.
Como solicitar o Selo de Identificação Veicular:
Para o selo, é necessário ter previamente o CipTEA. Na sequência, os o sele pode ser solicitado pelos seguintes passos:
- Acesse o site https://ciptea.sp.gov.br/ com o login GOV.BR;
- Clique em “cadastrar veículo”;
- Informe o número da placa e o Renavam de seu veículo e clique em “cadastrar veículo”;
- Clique no “carrinho” abaixo da imagem da carteirinha e imprima seu adesivo.
Este conteúdo foi originalmente publicado em SP emite 100 mil carteiras de identificação de pessoa no espectro autista no site CNN Brasil.