Foi de surpresa. Durante a comemoração de 100 anos no Brasil, a Chevrolet levou ao palco um pequeno SUV de linhas quadradas e visual simpático: é o Spark EUV, que poderá se tornar o carro elétrico mais barato da marca no Brasil.
O modelo é de origem chinesa. Seu nome original é Baojun Yep Plus, fruto de uma joint-venture entre a GM e o conglomerado chinês SAIC. Com a gravatinha preta estampada na frente e na traseira, assume o nome Spark EUV. Spark era um hatch compacto menor que o Celta que não foi vendido no Brasil e EUV remete ao Bolt EUV, e vem de “Electric Utilitary Vehicle”, ou veículo utilitário elétrico.

Na verdade, nem o nome e nem qualquer data de lançamento foi divulgada pela Chevrolet no evento. Mas o nome Spark EUV foi revelado por flagras do carro feitas em um porto no finalzinho de 2024. O evento no Brasil foi a primeira aparição oficial no mundo.

A carroceria quadrada chama a atenção e pode ajudar a aproveitar as dimensões que são menores que as de um Onix: tem 3,99 metros de comprimento, 1,76 m de largura. 1,73 m de altura e com um entre-eixos de 2,56 m.
Como sua proposta é ser usado na cidade, não espere por uma motorização robusta. Na China, seu motor elétrico é de somente 101 cv e é alimentado por uma bateria LFP de 41,9 kWh. Pelo ciclo de testes chinês CLTC, sua autonomia chega a 401 km.

Entre os equipamentos figuram câmera 360°, assistente de faixa, assistente de estacionamento, ar-condicionado digital, faróis de led com acendimento automático, painel de instrumentos de 8,8”, central multimídia de 10,1”, banco do motorista com ajuste elétrico, piloto automático adaptativo, entre outros.