Nave da SpaceX teve decolagem cancelada na noite de domingo (24) após problema nos sistemas Tecnologia, Espaço, Espaçonave, SpaceX, starship CNN Brasil
Após um cancelamento de última hora na noite de domingo (24), o foguete Starship, da SpaceX, deve decolar na noite desta segunda-feira (25) para seu décimo voo de teste.
A janela de lançamento será aberta às 18h30 no horário local, ou seja, a partir das 20h30 no horário de Brasília.
O lançamento será transmitido ao vivo nas redes sociais e no canal do YouTube da SpaceX, com início da transmissão marcado para às 20h.
Watch Starship’s tenth flight test → https://t.co/UIwbeGoo2B https://t.co/MQg9ZAjCip
— SpaceX (@SpaceX) August 25, 2025
Segundo a empresa, o lançamento que deveria ter acontecido no domingo foi adiado por um problema nos sistemas de solo — termo que se refere à plataforma de lançamento e à infraestrutura ao redor que dão suporte à decolagem.
A tentativa do 10º voo de teste da Starship vem após uma sequência de explosões desde janeiro, quando a empresa apresentou uma nova geração de veículos. Desde novembro de 2024, a nave não conseguiu concluir um teste de voo sem falhas.
A SpaceX chegou a dizer que o 10º voo seria um dos últimos desta versão da Starship antes de estrear um modelo ainda maior.
O lançamento ocorre após a conclusão das investigações sobre as falhas no 9º teste de voo e algumas alterações de hardware e de operação na nave. Este voo deve seguir com os testes do propulsor Super Heavy, com múltiplos experimentos de queima de combustível planejados, e objetivos semelhantes aos de missões anteriores, incluindo o primeiro lançamento de carga útil da Starship e experimentos de reentrada voltados para o retorno do estágio superior ao local de lançamento para coleta.
O CEO Elon Musk há muito apresenta a Starship como o veículo que levará os primeiros humanos a Marte. A espaçonave também é considerada fundamental para o objetivo da Nasa de levar astronautas de volta à Lua ainda nesta década.
*Com informações da CNN Internacional
Starship, da SpaceX, é foguete mais poderoso já construído; entenda

