A Stellantis está lançando seu sistema autônomo de nível 3. O STLA Auto Drive, o sistema reúne permitirá que motoristas fiquem livres e tirem totalmente a atenção da estrada enquanto o carro dirige sozinho.
É o que a empresa chama de Hands-Free e Eyes-Off, ou seja, mãos livres e olhos fechados — mas não literalmente. Em velocidades até 60 km/h, o STLA Auto Drive vai conseguir guiar os carros completamente sozinho, mantendo a velocidade permitida, ajustando a velocidade e gerenciando a aceleração e frenagem de acordo com o trânsito.
Segundo a Stellantis, ele foi desenvolvido para simular a direção de um ser humano, o que significa manobras mais suaves e naturais, ao mesmo tempo que serão ágeis para se adaptar ao tráfego.
O sistema utiliza sensores e câmeras para determinar quais manobras devem ser feitas, podendo funcionar até mesmo em “condições climáticas desafiadoras”, que para Stellantis significa “chuva leve e respingos de água na estrada”.
“Ajudar os motoristas a fazer o melhor uso do seu tempo é uma prioridade”, disse Ned Curic, Stellantis Chief Engineering and Technology Officer. “Ao lidar com tarefas rotineiras de direção, o STLA AutoDrive aprimorará a experiência de direção, tornando o tempo ao volante mais eficiente e agradável.”
Com o sistema de nível 3, os motoristas podem tirar totalmente a atenção da estrada. Dessa forma, podem aproveitar o tempo em engarrafamentos, por exemplo, para realizarem outras atividades, como leitura ou checar seus e-mails. Porém, é necessário que eles estejam a postos para recuperar o controle do veículo sempre que necessário, com o cinto de segurança e permaneçam sentados.
Em velocidades mais altas, o STLA Drive oferecerá sistemas autônomos de nível 2 (hands-on) e 2+ (hands-off, eyes-on). Nesse caso, são sistemas que já conhecemos e temos em diversos modelos no Brasil, como os assistentes de centralização e troca de faixa e o piloto automático adaptativo.
Mas as inovações não devem parar por aí. O STLA AutoDrive receberá atualizações no futuro, que vão expandir seu leque de atuações.
A Stellantis revela duas melhorias que iremos ver nos próximos anos. A primeira é o funcionamento dos recursos autônomos de nível 3 até a velocidade de 95 km/h. Enquanto a outra envolve automação aprimorada no off-road em veículos selecionados.
Por hora, a empresa ainda não divulgou quando o STLA Auto Drive vai estrear no mercado, tão pouco os modelos em que o sistema estará disponível