By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: STF e Cade: cartões de visitas do Brasil às portas da COP30
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > STF e Cade: cartões de visitas do Brasil às portas da COP30
outros

STF e Cade: cartões de visitas do Brasil às portas da COP30

Última atualização: 18 de agosto de 2025 05:30
Published 18 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Extrai-se de página oficial ser a Conferência das Partes (COP) o maior evento global para discussão e negociações sobre as mudanças do clima. O encontro é realizado anualmente e a presidência se alterna entre as cinco regiões reconhecidas pela ONU, sendo que neste ano de 2025 e no período de 10 a 21 de novembro acontecerá em Belém.

O Brasil tem se comprometido em fortalecer o multilateralismo e consensos para o efetivo e eficaz alcance das metas globais para a redução da emissão de gases que promovem o aquecimento do planeta.[1]

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Pode-se afirmar que o país é há tempos uma vitrine global ambiental, em especial pela reclamada proteção ao bioma Amazônia, reforçada que será essa cobrança por ocasião da COP30.

Em paralelo e em sentido contrário aos esforços realizados pelo país no sentido de sempre destacar seus verdadeiros compromissos para com as políticas públicas em defesa do meio ambiente, um movimento “político” (REQ 130/2024 CAPADR)[2] legalmente obrigou o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a se posicionar sobre a legitimidade da moratória da soja.

Não é possível aqui afirmar a quantas está o trabalho do Tribunal Administrativo para esse assunto, pois o tema corretamente está sob sigilo, inclusive por conta de sua sensibilidade.

E na esfera do Supremo Tribunal Federal, encontra-se aguardando exame Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI) ajuizadas contra legislações estaduais  (7774-MT; 7775-RO; e, 7823-MA) sancionadas com o implícito objeto de extinguir com o Programa da Moratória da Soja.

E o desmonte que se quer realizar à moratória da soja está fundado na simplória, equivocada e falsa narrativa de que esse programa é um acordo privado com a finalidade exclusiva de prejudicar o produtor rural.

Mas, a realidade é que o programa é o único caso mundial exitoso que combina interesses ambientais com questões comerciais, no sentido de se promover o combate aos desmatamento do bioma Amazônia, inclusive com a participação do governo federal. Um “selo verde” que agrega valor ao produto brasileiro.

A respeito da “provocação” feita ao Cade, não se pode afirmar haver ineditismo na necessidade de o Tribunal Administrativo ser instado a se posicionar sobre tema de concorrência combinado a sustentabilidade, pois a Comissão de Concorrência da ICC Brasil já submeteu ao Conselho um Working Paper de “Proposta de Diretrizes para a Análise de Acordos de Sustentabilidade Ambiental pelo Cade”, em março de 2024.[4]

Mas, a hipótese em questão, competência do Cade para analisar a moratória da soja, tem-se que se esvaziou em sua completude, isto em razão dos argumentos apresentados pela Advocacia-Geral da União (AGU) na ADI 7823, ajuizada contra legislação maranhense que expressamente busca extinguir o programa.[5]

Sustenta-se, inclusive, que esse papel já havia se exaurido com decisão liminar parcial proferida na ADI 7774, onde se reconheceu o estabelecimento da moratória da soja no curso do tempo, seu relevante papel, legitimidade e voluntariedade.

A afirmativa acima sobre o esvaziamento da competência do Tribunal Administrativo para o exame do pleito exigido no REQ 130/2024 CAPADR reside no fato de que a AGU afirmou ao STF que o programa foi gestado como parte integrante da política pública ambiental, tendo se consolidado como relevante meio de atuação do Poder Público na promoção da defesa do meio ambiente e na regulação da livre concorrência.

Observe-se em sintonia o argumento com menções à moratória da soja feito no Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm), em especial em suas quartas e quintas fases.[6] Na esfera do Judiciário, o INPE também reforça o papel relevante do programa como aliado no combate ao desmatamento.[7]

Daí que, em apertada síntese, defende-se que o Cade não tem competência para examinar a validade de atos administrativos, menos ainda de regular o Programa Moratória da Soja, reconhecida como política pública ambiental de interesse e impacto nas ações de Estado, mais ainda que de governo.

Sobre o STF, foram pautadas para o plenário virtual com sessões no período de 22 a 29 de agosto próximo as análises da ADI 7774-MT, com liminar parcialmente deferida, e da ADI 7775-RO. Causa espécie o fato de que para a primeira se espera a ratificação pela corte da liminar parcialmente deferida, enquanto para a segunda a ação foi pautada diretamente para julgamento de mérito, sem que questões antecedentes fossem apreciadas, como os pedidos de ingresso como Amicus Curiae.

Assim, o STF e o Cade – como vitrines – estão diante da valiosa oportunidade de ratificar o posicionamento realizado pela AGU no sentido de reconhecer o programa como política pública ambiental que é e, mais do que isso, sustentar a posição brasileira de combate a práticas antiambientais, em reforço ao papel condutor que o país terá na COP30.


[1] ‘in’ https://cop30.br/pt-br/sobre-a-cop30 acessado em 08/08/2025

[2] ‘in’ https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2451848 acessado em 12/08/2025

[3] ‘in’ https://abiove.org.br/esg/iniciativas/moratoria-da-soja/ acessado em 12/08/2025

[4] ‘in’ https://www.iccbrasil.org/wp-content/uploads/2024/04/Working-Paper-Concorrencia-e-Sustentabilidade_V5.pdf acessado em 06/08/2025

[5] ‘in’ https://redir.stf.jus.br/estfvisualizadorpub/jsp/consultarprocessoeletronico/ConsultarProcessoEletronico.jsf?seqobjetoincidente=7274286 acessado em 11/08/2025

[6] ‘in’ https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/controle-ao-desmatamento-queimadas-e-ordenamento-ambiental-territorial/controle-do-desmatamento-1/amazonia-ppcdam-1 acessado em 12/08/2025

[7] ADPF 760

You Might Also Like

Sobe o número de mortos em acidente de trem na Espanha 

Após foco em temas externos, Lula prioriza entregas de habitações populares 

Conheça três carros com nota ruim no teste de colisão em 2025 

Prioridade do governo, fim da escala 6×1 tem duas frentes no Congresso 

FGC deve começar a pagar credores do Banco Master nesta segunda-feira (19) 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

O que as instituições perdem ao deixar de ouvir os aposentados?

28 de novembro de 2025
Passagem de supertufão nas Filipinas deixa ao menos dois mortos 
Cachorrinho vira grude de tutora grávida e encanta web; assista
Governo Trump já deportou 150 mil pessoas em seis meses 
O que é tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?