By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: STF forma maioria para endurecer regras de compra de ouro por empresas
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > STF forma maioria para endurecer regras de compra de ouro por empresas
outros

STF forma maioria para endurecer regras de compra de ouro por empresas

Última atualização: 20 de março de 2025 19:30
Published 20 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quinta-feira (20/3) para tornar mais rígidas as regras de compra de ouro por empresas. Os ministros caminham, assim, para derrubar a lei que havia simplificado o comércio do metal no país ao liberar dos compradores a obrigação de comprovar a origem do ouro – as empresas justificavam a legalidade apenas com informações prestadas pelo vendedor, pela presunção da boa-fé. Na prática, a lei deu brecha para que as empresas comprassem ouro de extração ilegal, informando à fiscalização que o metal era proveniente de área de extração legalizada.

Contents
Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasAs ações

Os ministros também determinam a órgãos federais que adotem medidas para inviabilizar a extração e a aquisição de ouro extraído de áreas de proteção ambiental e terras indígenas. O julgamento está em plenário virtual até amanhã (21/3).

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

A corrente majoritária acompanha o voto do relator, Gilmar Mendes, que já tinha suspendido o § 4º do art. 39 da Lei 12.844/2013 por uma liminar confirmada pelo colegiado. Agora, a maioria concorda que o dispositivo é inconstitucional. Em seu voto, Mendes entende que a lei incentivou o mercado ilegal porque inviabilizou o monitoramento privado. Na época da edição da lei, o argumento foi o de simplificar a compra de ouro no país.

“No caso das alterações promovidas pela Lei 12.844/2013, não é difícil verificar que a simplificação do processo de compra de ouro permitiu a expansão do comércio ilegal e fortaleceu as atividades de garimpo ilegal, o desmatamento, a contaminação de rios, a violência nas regiões de garimpo, chegando a atingir os povos indígenas das áreas afetadas”.

No voto, Mendes também diz que é preciso paralisar “o quanto antes” o “consórcio espúrio” formado entre garimpo ilegal e organizações criminosas. Por isso, para ele, é preciso mais fiscalização.

Na liminar, o ministro havia dado 90 dias para que o governo federal adotasse um novo marco normativo para a fiscalização do comércio do ouro, especialmente quanto à verificação da origem legal do ouro adquirido por Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários (DTVMs). Determinou também que fossem tomadas medidas legislativas, regulatórias e/ou administrativas para inviabilizar a aquisição de ouro extraído de áreas de proteção ambiental e de terras indígenas.

O governo federal informou nos autos que o presidente da República encaminhou ao Congresso Nacional o projeto de lei (PL 3025/2023), que dispõe sobre o controle de origem, compra, venda e transporte de ouro em território nacional. No entanto, o projeto está em fase inicial de tramitação. Por isso, Gilmar Mendes determina ações administrativas mais rápidas no combate ao garimpo ilegal.

Acompanharam Mendes até o momento os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Dias Toffoli, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.

As ações

As ADIs 7345 e 7273 foram ajuizadas pelo Partido Verde (PV), Partido Socialista Brasileiro (PSB) e pelo Partido Rede Sustentabilidade. As agremiações se insurgiram contra o art. 39, § 4º, da Lei 12.844/2013 e sustentam que a norma impugnada ofende os princípios da moralidade, transparência, legalidade e eficiência, o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, o direito à vida e à saúde, os direitos dos povos indígenas e os princípios que orientam a ordem econômica.

Nas petições iniciais, os partidos relatam ainda a existência de extração ilegal de ouro de forma disseminada na região amazônica, especialmente em terras indígenas e unidades de conservação, conforme informações constantes de estudos técnicos e reportagens jornalísticas. Segundo tais estudos, a disseminação do garimpo ilegal aumenta o desmatamento, polui as águas da região, afetando a saúde da população ribeirinha da Amazônia e, especialmente, da população indígena em regiões yanomamis.

You Might Also Like

Acusado de violência doméstica é preso com cinco armas de fogo no interior da Bahia

Goleiro denuncia assédio sexual sofrido pela filha em jogo da Série A; saiba detalhes

Incêndio em favela das Filipinas deixa mais de 1.100 famílias desalojadas 

BA: Mulher é morta por estrangulamento após dormir com homem que conheceu em app de namoro

Avião com quase 200 kg de cocaína cai em Alagoas 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

RJ deve ter “montanha-russa climática” nesta terça-feira (8) 

8 de abril de 2025
Motorista de app é assaltado por adolescente e tem celular roubado
Banco central da China suspende compra de títulos em meio à forte queda do iuan 
VÍDEO: Carros colidem e causam grave acidente na via Parafuso
Policial preso em Operação Falsas Promessas se pronuncia; veja
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?