By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: STF tem maioria para afastar cobrança de ITCMD sobre PGBL e VGBL
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > STF tem maioria para afastar cobrança de ITCMD sobre PGBL e VGBL
outros

STF tem maioria para afastar cobrança de ITCMD sobre PGBL e VGBL

Última atualização: 13 de dezembro de 2024 06:53
Published 13 de dezembro de 2024
Compartilhe
Compartilhe

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para afastar a cobrança do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) sobre os planos de previdência Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) e Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) em caso de morte do titular. Os ministros acompanharam o relator do RE 1363013 (Tema 1214), Dias Toffoli, e o placar está em 8 a 0 contra a cobrança do imposto.

Contents
Esta reportagem foi antecipada a assinantes JOTA PRO Tributos em 12/12. Conheça a plataforma do JOTA de monitoramento tributário para empresas e escritórios, que traz decisões e movimentações do Carf, STJ e STFAssine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu emailDiscussão no CongressoInscreva-se no canal de notícias tributárias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões tributárias!

Esta reportagem foi antecipada a assinantes JOTA PRO Tributos em 12/12. Conheça a plataforma do JOTA de monitoramento tributário para empresas e escritórios, que traz decisões e movimentações do Carf, STJ e STF

Toffoli votou pela inconstitucionalidade da incidência do imposto sobre o repasse aos beneficiários de valores e direitos referentes aos dois planos. O ITCMD é de competência dos estados e do Distrito Federal, e é cobrado nos casos de recebimento de herança ou transmissão causa mortis de bens ou direitos.

O relator entendeu que, quando o titular dos planos morre, sobressai em ambos o caráter de seguro de vida, ainda que a Superintendência de Seguros Privados (Susep) tenha classificado o VGBL como seguro de vida e o PGBL como plano de previdência complementar. Para o ministro, os planos não devem ser considerados como herança, já que o titular pode indicar livremente o beneficiário em caso de morte.

Acompanharam o voto de Toffoli os ministros André Mendonça, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Edson Fachin, Flávio Dino, Gilmar Mendes e Luiz Fux. O julgamento se deu no plenário virtual da Corte.

Os ministros decidiram pelo desprovimento de recurso extraordinário apresentado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e pelo provimento do recurso da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta (Fenaseg).

Ambos os recursos protocolados eram contra acórdão do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), que determinou a incidência do ITCMD nos casos de PGBL, mas não sobre o VGBL.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

O caso está em plenário virtual até as 23h59 desta sexta-feira (13/12). Até lá pode haver pedido de vista ou destaque. No último caso, o placar é zerado e os ministros apresentam os seus votos novamente.

Discussão no Congresso

A tributação dos planos PGBL e VGBL também é objeto de discussão no Congresso Nacional. O texto final do PLP 108/2024, segundo projeto de regulamentação da reforma tributária, aprovado em 30 de outubro, retirou a previsão de incidência do ITCMD sobre os planos de previdência.

No entanto, os estados vão trabalhar para reincluir a tributação quando o texto for analisado no Senado. Mesmo que não consigam, o JOTA apurou que eles devem insistir na cobrança do ITCMD por entenderem que a Constituição não exige lei complementar para tanto.

Inscreva-se no canal de notícias tributárias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões tributárias!

Representantes dos estados também alegam que, como o caso em pauta no plenário virtual trata da legislação do Rio de Janeiro, que possui especificidades, o entendimento não seria aplicável às legislações de outros estados. Advogados tributaristas contestam essa afirmação e dizem que, por ter prevalecido no STF a posição para afastar a tributação, a tese poderá ser aplicada a todas as legislações.

You Might Also Like

PARA OUVIR! Confira o barulhos dos motores de 10 das 11 equipes da Fórmula 1 de 2026 que já foram às pistas

Vera Fischer e Carolina Dieckmmann se reencontram 26 anos após novela 

Lembra dela? Ex-BBB surpreende ao perder quase 40 kg e passar por mudança radical; confira

Chefe do Exército do Irã disse que vai defender país até o fim 

Vitória prepara estreia de novo reforço para duelo contra o Flamengo; saiba qual

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Genoma do Egito Antigo revela origem surpreendente, dizem cientistas 

2 de julho de 2025
No BBB 25, Gracyanne volta a brigar com Diogo: “Não vou bater nele” 
Discussão de trânsito termina com motociclista morto a facadas no interior da Bahia
Incêndio no Projac afeta cidade cenográfica da novela Dona de Mim, da Globo 
“Berlim”: série ganha trailer e data de estreia da 2ª temporada 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?