By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: STF tem maioria para validar nomeação de parente em cargo político
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > STF tem maioria para validar nomeação de parente em cargo político
outros

STF tem maioria para validar nomeação de parente em cargo político

Última atualização: 23 de outubro de 2025 18:18
Published 23 de outubro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O Supremo Tribunal Federal (STF) tem maioria de votos para validar a possibilidade de nomeação de parentes para cargos políticos em governos, secretários municipais e estaduais ou ministros de Estado.

Contents
Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu emailVotosInscreva-se no canal de notícias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões do país!  

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Os ministros discutem se a proibição ao nepotismo abrange a nomeação de familiares para esse tipo de cargo, que tem natureza política. Até o momento, o placar é de 6 a 1, com a maioria seguindo a posição do relator, ministro Luiz Fux. O julgamento será retomado na próxima semana.

Ainda falta a definição de pontos sobre o assunto. Durante o julgamento, ministros fizeram sugestões de que essa nomeação deva seguir algumas regras: qualificação técnica e idoneidade moral para a função e proibição do nepotismo cruzado.

Houve também propostas para restringir a cargos de primeiro escalão de governo essa possibilidade de nomear parentes e para explicitar que essa liberdade de nomeação não abrangeria a escolha de cargos em outros poderes, como chefia do Ministério Público ou integrantes de tribunais superiores.

O tema em julgamento tem repercussão geral reconhecida. Com isso, o entendimento que vier a ser fixado pelos ministros deverá ser aplicado a todas as instâncias da Justiça em demandas semelhantes.

A questão é analisada no Recurso Extraordinário (RE) 1133118. No caso concreto, o Ministério Público de São Paulo (MPSP) questionou a validade de uma lei de 2013 do município de Tupã (SP) que deixou de proibir a nomeação de parentes de autoridades da cidade para o cargo de secretário municipal. Ao analisar a questão, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) declarou a inconstitucionalidade do dispositivo, por entender que a norma contraria a Súmula Vinculante 13 do STF, que proíbe o nepotismo em órgãos públicos.

Essa súmula foi editada pelo Supremo em 2008. A norma considera inconstitucional a nomeação, para cargo comissionado ou de confiança, de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau da autoridade pública.

Decisões da Corte desde então foram consolidando algumas exceções à regra da súmula, como em casos de cargos de natureza política.

Votos

O relator do caso, ministro Luiz Fux, entendeu que a proibição do nepotismo não se aplica aos cargos políticos, desde que a nomeação cumpra requisitos de qualificação técnica e idoneidade moral e não se caracterize como nepotismo cruzado.

O nepotismo cruzado ocorre quando há uma troca de nomeações de parentes em órgãos públicos diferentes.

Segundo Fux, essa posição se baseia na jurisprudência do Supremo e não há vedação a priori para nomeação em cargo político.

“A mensagem do Supremo é que a regra é a possibilidade, e a exceção, a impossibilidade”, afirmou. “Também não é carta de alforria para nomear quem quer que seja se não houver aptidão técnica”.

Seguiram o voto do relator os ministros Cristiano Zanin, André Mendonça, Nunes Marques, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli.

Inscreva-se no canal de notícias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões do país!  

Zanin sugeriu restringir as nomeações ao primeiro escalão de governo. Mendonça fez a proposta de que a nomeação não envolva os cargos em outros Poderes.

A divergência foi aberta pelo ministro Flávio Dino. Para ele, não é possível admitir exceções à proibição ao nepotismo. Conforme o magistrado, o STF deve seguir o caminho já estabelecido pelo Congresso na lei que alterou a lei de improbidade administrativa (14230/2021), em que a prática foi enquadrada como improbidade.

“O nepotismo é banido até no setor privado. Não conhecemos um banco em que o presidente é pai e os diretores são netos e sobrinhos”, afirmou.

Dino defendeu a manutenção da Súmula Vinculante 13, sem exceções que permitiriam nomear familiares em determinadas condições.

You Might Also Like

BBB 26: “Aperta o botão”, dispara Milena para Edilson após dinâmica 

Museu seleciona pesquisadores da língua portuguesa em 4 continentes 

BBB 26: Samira e Jordana brigam e precisam ser separadas após confronto 

BBB 26: veja quem cada participante gostaria de enfrentar no Paredão 

Causa da morte do influenciador Henrique Maderite é revelada

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Influenciadora de 21 anos descobre trombose profunda na perna quando produzia vídeo; ASSISTA

5 de abril de 2025
Shell eleva distribuições a acionistas e meta de vendas de GNL 
Pai invade o palco durante apresentação de dança da filha e viraliza; assista
Vídeo atribuído a jovem suspeito de espancar cão orelha viraliza na internet: “Tenho a vida perfeita”
Rússia diz que deve se reunir com EUA na Turquia na quinta-feira (27) 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?