By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: STJ não julga mérito e mantém Pasep sobre receitas transitórias de município
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > STJ não julga mérito e mantém Pasep sobre receitas transitórias de município
outros

STJ não julga mérito e mantém Pasep sobre receitas transitórias de município

Última atualização: 22 de junho de 2025 07:26
Published 22 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Por unanimidade, a 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) não conheceu do recurso especial de Curitiba (PR) que questionava a incidência do Pasep sobre receitas transitórias no caixa do município. O relator entendeu que o mérito do processo não pode ser analisado por tratar de questão constitucional, o que exigiria discussão pelo STF. Além disso, o magistrado considerou que o recurso envolve interpretação de lei local e não indica a exata controvérsia trazida no acórdão anterior — infringindo as súmulas 280, do STJ, e 284, do STF, respectivamente.

Contents
Esta reportagem foi antecipada a assinantes JOTA PRO Tributos em 10/6. Conheça a plataforma do JOTA de monitoramento tributário para empresas e escritórios, que traz decisões e movimentações do Carf, STJ e STFInformações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTAInscreva-se no canal de notícias tributárias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões!

O recurso foi protocolado pelo município contra acórdão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que decidiu pela improcedência da ação anulatória, confirmando a legitimidade de verbas repassadas por terceiros como base de cálculo do Pasep utilizada pela União.

Esta reportagem foi antecipada a assinantes JOTA PRO Tributos em 10/6. Conheça a plataforma do JOTA de monitoramento tributário para empresas e escritórios, que traz decisões e movimentações do Carf, STJ e STF

Em sustentação oral, a procuradora Patrícia Ferreira Pomoceno defendeu que a Fazenda “elastece” a base de cálculo do tributo ao incluir valores que não condizem com o conceito de receita, mas que transitam pelo caixa sem acrescer ao patrimônio do município. Para ela, esta é uma violação ao artigo 110 do Código Tributário Nacional (CTN), que define que uma lei tributária não poderia alterar a definição de receita determinada constitucionalmente.

Como exemplo, citou a tributação do valor das passagens pagas pelos usuários do transporte coletivo, que era objeto de repasse às concessionárias que prestavam o serviço.

“Quando a União realiza a tributação sobre o Pasep, olha a contabilidade do município e tudo que está registrado como receita é conduzido à tributação. Mas nem todo valor que ingressa nos cofres públicos pode ser enquadrado no conceito de receita pública. E uma das características mais importantes que distingue o mero ingresso de receita propriamente dita que pode ser levada à tributação é a transitoriedade”, afirmou.

Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA

Em decisão monocrática de fevereiro de 2024, o relator Gurgel de Faria apontou que a controvérsia de um suposto conflito entre lei complementar (CTN) e lei ordinária (Lei 4.320/64) tem natureza constitucional, o que tornaria o STF o único ente capaz de julgar o caso. A tese foi superada pela 1ª Turma, mas Faria reiterou a impossibilidade de análise do mérito e foi acompanhado pelos demais ministros.

“Eu faço uma observação de que, naquele momento, um óbice foi examinado com relação ao conflito de lei complementar e lei ordinária, que este colegiado entendeu que deveria superar. Mas na minha visão, existiriam outros óbices que impediriam o exame do mérito deste recurso especial”, disse.

Inscreva-se no canal de notícias tributárias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões!

Ao JOTA, Pomoceno afirmou que a tributação sobre valores transitórios tem um impacto de mais de R$ 100 milhões para o município. Ainda, que protocolou um recurso extraordinário para alegar que o Pasep tem natureza jurídica de imposto. Com isso, espera que o mérito do processo seja, enfim, julgado pelo STF.

O caso tramita como REsp 1906018.

You Might Also Like

Toffoli revela motivo de manter caso do Banco Master no STF; confira

Liminar suspende aplicação da Lei 224/2025 e impede majoração de tributação no lucro presumido

SP: Estado e capital registram recorde de feminicídios em 2025 

Prefeitura de Salvador desembolsa até R$ 800 mil para shows no Carnaval; confira

Professora foi ao espaço com uma missão, mas nave explodiu com alunos vendo 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Explosão de caminhão-tanque deixa pelo menos 60 mortos na Nigéria 

18 de janeiro de 2025
Suspeito de matar casal e desovar corpos segue livre um mês após crime
Fortaleza x Vasco: escalações e onde assistir ao jogo do Brasileirão 
Presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol deixa prisão em Seul 
Bolsonaro e aliados do golpe encaram audiências de custódia após prisão
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?