Mudança faz parte de um projeto de 30 anos para realocar milhares de pessoas e edifícios da cidade da Lapônia Internacional, Igreja, Igreja de Kiruna, Kiruna, Suécia CNN Brasil
A emblemática igreja de Kiruna, na Suécia, precisou ser movida devido a uma ameaça de desmoronamento. A edificação de 113 anos é uma das maiores estruturas de madeira e é frequentemente eleita a mais bonita do país.
A Suécia detém a maior mina de ferro subterrânea do planeta e sua expansão eleva o risco de afundamento de solo, o que pode destruir o centro da cidade.
A mudança faz parte de um projeto de 30 anos para realocar milhares de pessoas e edifícios da cidade da Lapônia. A operação para mover a igreja a um trajeto de 5 quilômetros até o seu novo local, no centro da cidade de Kiruna, levou dois dias.
Mas o trabalho ainda não acabou. A próxima fase do projeto envolve estabilizar e posicionar permanentemente a igreja no novo local e restaurar as áreas ao redor. Já a torre do sino está programada para ser movida separadamente em 26 de agosto.
A expectativa é de que a igreja volte a abrir no final de 2026 ou início de 2027.
Dentro da igreja, o retábulo (estrutura de madeira que fica sob o altar) e o órgão — que foram movidos junto com o edifício — serão inspecionados e restaurados conforme necessário.
O transporte da igreja de 600 toneladas atraiu a atenção dos moderadores, que se reuniram para acompanhar o deslocamento. A edificação foi colocada em um trailer especialmente construído e levada em uma estrada alargada especialmente para esta viagem.
Um gerente de projeto envolvido na mudança disse que o transporte enfrentou desafios como pontos difíceis de navegação. A operadora de minas LKAB passou o último ano alargando a estrada para a jornada que levou a igreja pintada de vermelho.

