Chanceler afirma que medidas jurídicas seriam tomadas para driblar mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional contra o líder russo Internacional, Guerra da Ucrânia, Rússia, Suíça, Ucrânia, Vladimir Putin, Volodymyr Zelensky CNN Brasil
A Suíça está aberta a sediar negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia, com a presença do presidente russo, Vladimir Putin, disse o ministro das Relações Exteriores da Suíça, Ignazio Cassis, à SRF, parceira da CNN, nesta terça-feira (19).
“Estamos prontos para tal reunião e estamos gratos pela confiança depositada em nós”, disse Cassis durante uma conferência diplomática em Berna. “Sempre sinalizamos a nossa vontade, mas isso, claro, depende da vontade das grandes potências.”
Cassis acrescentou que se Putin participasse de qualquer reunião na Suíça, o governo suíço tomaria providências especiais devido aos mandados de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o líder russo.
“Esclarecemos a situação jurídica”, disse Cassis. “Poderíamos realizar uma reunião desse tipo e sabemos o que precisa ser feito para garantir que tudo corra bem. Podemos fazer isso apesar do mandado de prisão contra Putin, devido ao nosso papel especial e ao papel de Genebra como sede europeia da ONU.”
A CNN entrou em contato com o Ministério das Relações Exteriores da Suíça para comentar. Em uma declaração a à estatal russa RIA Novosti, o ministério disse que “a Suíça está pronta para oferecer os seus serviços se forem úteis e desejados por todas as partes. Isto inclui o seu papel como anfitrião ou mediador na condução de discussões e reuniões”.