By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Surto de sarampo nos EUA representa maior risco para grávidas e bebês 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Surto de sarampo nos EUA representa maior risco para grávidas e bebês 
outros

Surto de sarampo nos EUA representa maior risco para grávidas e bebês 

Última atualização: 12 de março de 2025 14:46
Published 12 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Caso faz parte de surto que já afetou 258 pessoas em três estados americanos. Especialistas alertam sobre perigos para gestantes não vacinadas e seus bebês
Este conteúdo foi originalmente publicado em Surto de sarampo nos EUA representa maior risco para grávidas e bebês no site CNN Brasil.  Saúde, -traducao-ia-, Estados Unidos, Gravidez, Sarampo, Saúde pública, Texas CNN Brasil

Contents
EUA têm primeira morte por sarampo em dez anos; surto já passa de 130 casosDoença misteriosa no Congo: o que já se sabe sobre os casos?Osteomielite: entenda o que é e veja principais sintomasSarampo e gravidezVacina protege além do sarampoVeja também: Como a corrida da vacina da Covid avançou o tratamento de outras doenças

Um recém-nascido com sarampo está entre os casos relatados no crescente surto no oeste do Texas, segundo autoridades de saúde pública de Lubbock. Especialistas afirmam que o caso serve como um lembrete de que a doença pode ser especialmente perigosa para gestantes e crianças muito pequenas.

“É assim que essa epidemia está disseminada, chegando até a afetar gestantes não vacinadas”, disse o Peter Hotez, codiretor do Centro de Desenvolvimento de Vacinas do Hospital Infantil do Texas e diretor da Escola Nacional de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina Baylor.

Pelo menos duas gestantes foram infectadas neste surto, segundo funcionários do Hospital Covenant em Lubbock. Oitenta e um casos de sarampo foram relatados em crianças de 4 anos ou menos no Texas e Novo México. Isso faz parte do surto maior que agora abrange três estados norte-americanos, incluindo Oklahoma, totalizando 258 casos relatados.

O bebê, que já se recuperou, nasceu de uma mãe não vacinada que foi recentemente infectada pelo vírus, segundo Katherine Wells, diretora de Saúde Pública de Lubbock.

  • EUA têm primeira morte por sarampo em dez anos; surto já passa de 130 casos

    EUA têm primeira morte por sarampo em dez anos; surto já passa de 130 casos

  • Doença misteriosa no Congo: o que já se sabe sobre os casos?

    Doença misteriosa no Congo: o que já se sabe sobre os casos?

  • Osteomielite: entenda o que é e veja principais sintomas

    Osteomielite: entenda o que é e veja principais sintomas

Sarampo e gravidez

O sarampo é uma doença altamente contagiosa transmitida pelo ar que pode causar erupção cutânea, febre, olhos vermelhos e tosse. Casos graves podem resultar em cegueira, pneumonia ou encefalite, inflamação do cérebro. Em alguns casos, a doença pode ser fatal.

Tanto recém-nascidos quanto gestantes têm maior risco de complicações pelo vírus do sarampo.

Mães não vacinadas que contraem sarampo no início da gravidez arriscam baixo peso ao nascer, parto prematuro e natimorto.

Para aquelas que contraem a infecção mais tarde na gravidez, há maior chance de transmitir a infecção ao bebê por transmissão vertical – quando o vírus passa pela placenta – ou, mais comumente, por transmissão aérea logo após o nascimento.

Quando suas mães têm imunidade contra o sarampo, bebês menores de 6 meses terão alguma imunidade através dos anticorpos dela. Mas se a mãe não é vacinada ou não tem imunidade, os bebês ficam suscetíveis.

“Neonatos têm um sistema imunológico mais frágil, e sua recuperação pode ser mais complicada”, diz a Dra. Lynn Yee, professora de obstetrícia e ginecologia da Escola de Medicina Feinberg da Northwestern.

Gestantes não vacinadas têm maior risco de complicações do sarampo, como pneumonia.

Pessoas que não estão grávidas podem receber a vacina contra sarampo-caxumba-rubéola até 72 horas após exposição ao vírus, para prevenir a infecção. Mas gestantes não podem receber a vacina; em vez disso, podem receber imunoglobulina, ou anticorpos, até seis dias após exposição ao sarampo. Bebês menores de 6 meses também podem receber imunoglobulina após exposição.

Yee nunca tratou um paciente com sarampo, mas aconselhou gestantes que foram expostas ao vírus e não haviam sido vacinadas quando crianças devido aos desejos dos pais.

“Acho que a maioria das pacientes quer se proteger, e talvez haja algum sentimento de arrependimento ou raiva por não terem sido melhor protegidas”, disse ela.

Vacina protege além do sarampo

Embora o sarampo apresente graves riscos à saúde, os médicos geralmente estão mais preocupados com como a infecção viral rubéola pode afetar recém-nascidos.

“Mulheres que não são vacinadas contra o sarampo também não são vacinadas contra a rubéola”, observou o William Moss, pediatra que dirige o Centro Internacional de Acesso a Vacinas da Escola Bloomberg de Saúde Pública de Johns Hopkins.

Entre mulheres infectadas com rubéola no início da gravidez, há 90% de chance de o bebê ter síndrome da rubéola congênita. Isso pode causar atrasos no desenvolvimento, defeitos cardíacos, surdez e cataratas. Segundo o CDC, 1 em cada 3 bebês com síndrome da rubéola congênita morrerá antes do primeiro ano de vida. Há menos risco quando a infecção ocorre após 20 semanas de gravidez.

A vacina MMR é altamente segura e eficaz, segundo especialistas. Uma dose confere 93% de imunidade contra o sarampo e 97% contra a rubéola. Com a segunda dose, a imunidade contra o sarampo também sobe para 97%.

“A coisa mais importante que você pode fazer é… se vacinar”, disse Yee. “Vacinas funcionam. …Isso é evitável. Isso não deveria estar acontecendo.”

Veja também: Como a corrida da vacina da Covid avançou o tratamento de outras doenças

OMS: 5 vidas são salvas por vacinas contra o sarampo a cada segundo

Este conteúdo foi originalmente publicado em Surto de sarampo nos EUA representa maior risco para grávidas e bebês no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

“BBQ Show de Horrores”: Participantes denunciam desorganização e desrespeito em festival de churrasco em Salvador; assista

Roberto Justus e Ana Paula Siebert defendem filha de ataques de ódio 

Vídeo: PM de folga ameaça e agride vigilante em Hospital de Base; assista

Sem citar ucranianos, Brics condena ataques terroristas contra Rússia 

Quadrilha é presa após roubar mais de R$1 milhão em joias de idosos em SP 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

“Titanic”: novo musical cria universo em que Céline Dion sobrevive ao naufrágio 

11 de janeiro de 2025
Índia X Paquistão: Veja antes e depois dos locais atingidos por ataques 
Manchester City x Salford City: horário e onde assistir a Copa da Inglaterra 
CCJ da Câmara define relator do processo de cassação de Carla Zambelli 
STJ permite uso de créditos posteriores ao envio de declarações de compensação
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?