Cerca de 30 animais já estavam mortos no momento da abordagem da PRF Minas Gerais, -agencia-cnn-, Aves, Comércio ilegal CNN Brasil
Cerca de 1,4 mil aves silvestres, que estavam sendo transportadas de forma ilegal, foram resgatadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta quinta-feira (31) em Sete Lagoas, região central de Minas Gerais.
Segundo apurações da PRF, os animais, que estavam em situação de maus tratos, seriam comercializados em feiras em Guarulhos (SP).
Os suspeitos foram abordados após circularem em uma Fiorino, com caixas de som com volume alto, o que teria chamado atenção dos agentes.
O motorista do veículo, de 30 anos, ao ser abordado confessou que estaria transportando os animais. De acordo com a PRF, “o som alto seria para abafar o barulho feito pelas aves, que estavam em pequenas gaiolas, sem espaço suficiente, sem ventilação, nem comida ou água.”
No momento do resgate, segundo os agentes, cerca de 30 aves já haviam morrido. As demais, que estavam já bastante debilitadas, foram retiradas do veículo e acomodadas em local arejado e na sombra e depois encaminhadas pelo Ibama ao Centro de Triagem de Animais Silvestres em Belo Horizonte.
O motorista de 30 e o passageiro, de 49 anos, relataram aos agentes que são de São Paulo e que compraram os animais na cidade de Montes Claros, norte de Minas Gerais.
Os dois foram autuados em flagrante, assinaram um termo de compromisso para comparecimento à Justiça e a ocorrência foi registrada como crime de captura e comércio ilegal de fauna silvestre. Eles podem responder ainda por maus tratos.