By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Suspensão de tarifas nos EUA impulsiona mercados e deve dar gás ao Ibovespa 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Suspensão de tarifas nos EUA impulsiona mercados e deve dar gás ao Ibovespa 
outros

Suspensão de tarifas nos EUA impulsiona mercados e deve dar gás ao Ibovespa 

Última atualização: 29 de maio de 2025 00:01
Published 29 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Analistas destacam, porém, incerteza quanto à consolidação da medida e seus efeitos  Mercado, CNN Brasil Money, Donald Trump, Estados Unidos, Mercado Financeiro, Tarifas CNN Brasil

Contents
Leia MaisTribunal dos EUA suspende imposição das tarifas globais de TrumpMercado de trabalho deve enfraquecer com tarifas de Trump, diz ata do FedGoverno nega que “efeito Trump” seja critério para defesa às siderúrgicasIncerteza

O bloqueio das tarifas de Donald Trump por parte de um tribunal dos Estados Unidos rapidamente se traduziu em otimismo nos mercados internacionais.

Pouco após o anúncio, os mercados asiáticos abriram em alta. Enquanto o índice Nikkei, do Japão, superava alta de 1%, o Kopsi, da Coreia do Sul, subia 0,8%.

No pós-mercado dos EUA não foi diferente, com os futuros de Nasdaq, S&P 500 e Dow Jones subindo mais de 1%.

“A notícia vai ser muito bem vinda pelos mercado internacionais e certamente, se essa decisão for respeitada, de imediato vai ter uma sensação de alívio muito grande principalmente para os parceiros comerciais dos Estados Unidos”, afirma Carolina Pavese, professora de relações internacionais do Instituto Mauá.

Leia Mais

  • Tribunal dos EUA suspende imposição das tarifas globais de Trump

    Tribunal dos EUA suspende imposição das tarifas globais de Trump

  • Mercado de trabalho deve enfraquecer com tarifas de Trump, diz ata do Fed

    Mercado de trabalho deve enfraquecer com tarifas de Trump, diz ata do Fed

  • Governo nega que "efeito Trump" seja critério para defesa às siderúrgicas

    Governo nega que “efeito Trump” seja critério para defesa às siderúrgicas

Analistas ouvidos pela CNN reforçaram que ainda é cedo e incerto se essa suspensão vai se concretizar e surtir efeitos maiores para a economia global.

Porém, nesse curtíssimo prazo, batem o martelo de que, “a princípio, o mercado vai reagir muito bem amanhã”, como pontua Gustavo Cruz, estrategista-chefe da RB investimentos.

Para além da alta do mercado, Beto Saadia, diretor de investimentos da Nomos, destaca o efeito que essa resposta positiva dos EUA pode ter para o desempenho do dólar.

“A alta da bolsa americana pode até de alguma forma fortalecer o dólar frente ao real. A gente pode ver algum movimento de fortalecimento do dólar, dado que a gente prevê um crescimento maior da economia americana”, diz Saadia.

“Então isso fala em favor amanhã talvez até de uma bolsa mais alta, porque obviamente o mercado fica animado. Mas uma bolsa mais alta combinado também com um dólar mais forte, esse é o primeiro efeito que eu imagino que possa acontecer amanhã”, pontua.

Incerteza

O Tribunal de Comércio Internacional dos Estados Unidos barrou as tarifas recíprocas impostas por Trump no dia 2 de abril e as taxas contra a China, o México e o Canadá, destinadas a combater a entrada de fentanil no país.

A corte aponta que o presidente fez uso indevido da Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA) para levantar as barreiras comerciais, de modo a violar o rito decisório de medidas como estas, ou seja, passando por cima do Legislativo norte-americano para impor sua vontade.

O processo indica que a IEEPA não confere ao presidente o poder de promulgar tarifas em primeiro lugar e, mesmo que fosse interpretada dessa forma, “seria uma delegação inconstitucional do poder do Congresso de impor tarifas”.

Porém, o governo norte-americano pode apelar contra a decisão do tribunal – o que a Casa Branca já fez logo após o anúncio. Porta-vozes da gestão Trump saíram em defesa da política comercial, atacando o Judiciário dizendo que “não cabe a juízes que não foram eleitos decidir como direcionar apropriadamente uma emergência nacional”.

A emergência nacional em questão, que Trump diz estar ocorrendo, é o desequilíbrio da balança dos EUA e o que chama de “desrespeito” por parte de seus parceiros comerciais.

E considerando como o republicano reagiu anteriormente a decisões desfavoráveis a ele, os analistas ouvidos pela CNN ressaltam que ele não deve abrir mão desse posicionamento e de sua política comercial protecionista.

“Algumas [decisões Trump] não cumpre e ataca o Judiciário, outras demora um pouco e muda a narrativa para poder sempre parecer que ele esta no controle. Mas certamente Trump irá buscar outros mecanismos e outras vias para continuar com sua política comercial protecionista”, diz Pavese.

Após o apelo do governo, a disputa é encaminhada para o Tribunal de Apelações do Circuito Federal que decidirá se a IEEPA permite tarifas e se a “emergência nacional” é válida.

“As tarifas provavelmente permanecerão bloqueadas, a menos que uma suspensão seja concedida, reduzindo custos para consumidores e empresas temporariamente. Incerteza pode causar volatilidade no mercado e afetar cadeias de suprimento. Trump pode usar o apelo como alavanca em negociações comerciais”, pondera William Castro Alves, estrategista-chefe da Avenue.

As partes também podem recorrer a decisão desta corte, o que levaria o caso à Suprema Corte.

“Imagino que vai subir rápido para o Supremo, que deve suspender temporariamente essa medida”, afirma Tony Volpon, ex-diretor do Banco Central (BC) para Assuntos Internacionais e colunista do CNN Money.

“Supremo não está 100% alinhado com Trump, mas […] tem, em alguns casos, concordado com a visão de Trump para não prejudicar as negociações”, conclui.

Paula Zogbi, gerente de investimentos da Nomad, concorda que ainda é cedo para cravar a conclusão deste cenário e que “muita água pode rolar ainda”, mas acredita que o mercado deve responder com otimismo.

“Os investidores estão buscando focar no otimismo. Estão vendo o Trump como um negociador mais do que como uma figura que vai impor essas tarifas super pesadas que poderiam ter um efeito negativo tanto para a inflação, quanto para a atividade econômica”, avalia Zogbi.

“Não necessariamente esteja precificando um céu de brigadeiro, mas esse retorno aos patamares do fim do ano passado englobam um sentimento aí de que as notícias boas, o cenário regulatório, um movimento em prol de negócios, um governo mais pró-business seria o suficiente para mitigar os efeitos negativos dessas tarifas.”

Abertura comercial reduz impacto de tarifas de Trump no Brasil? Entenda

 

You Might Also Like

Canadá condena governo israelense por “desastre humanitário” em Gaza 

Trump deveria ter retaliado o governo Lula, não os brasileiros, diz Zema 

Homem morre após passar mal durante treino em academia no RS 

Torcida do Atlético-MG xinga Rony, Scarpa e Igor Gomes após polêmica 

Paolla Oliveira faz declaração surpreendente sobre sua personagem em ‘Vale Tudo’: “Chata”

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Sensação térmica de 70 ºC: quais são os efeitos no corpo? 

12 de fevereiro de 2025
Americanos se identificam com “Ainda Estou Aqui”, diz produtor do filme 
Homem é morto em Castelo Branco enquanto jogava bola; saiba mais
Vídeo: Superman de James Gunn ganha primeiro teaser e detalhes do elenco são revelados
MPT requer anulação de TAC firmado pelo Ministério do Trabalho com empresa acusada de escravidão
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?