By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Suzana Pires se inspira na doença do pai para viver paciente com câncer 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Suzana Pires se inspira na doença do pai para viver paciente com câncer 
outros

Suzana Pires se inspira na doença do pai para viver paciente com câncer 

Última atualização: 25 de outubro de 2025 12:07
Published 25 de outubro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Protagonista e roteirista de “Câncer com Ascendente em Virgem”, Suzana Pires lidou com o próprio pai descobrindo um câncer  Entretenimento, #CNNPop, Cinema, Filmes CNN Brasil

Contents
Leia maisCom Suzana Pires, “Tieta do Agreste” ganhará adaptação para os cinemasWagner Moura ganha prêmio de Melhor Ator em Festival de ChicagoTudo o que se sabe sobre “Bruna Surfistinha 2”

Quando se fala de dramaturgia, muitos se lembram da máxima: “a vida imita a arte ou a arte imita a vida”. Em “Câncer com Ascendente em Virgem“, escrito e estrelado pela atriz Suzana Pires, 49, essa representação se materializa, quando vida e arte se encontraram de forma íntima.

A trama de Clara se baseia na história da produtora Clélia Bessa, que ao descobrir um câncer de mama em 2008, lançou o blog “Estou com câncer, e daí?” (que posteriormente se tornou um livro), onde falava sobre a rotina convivendo com a doença. Ao ver Suzana no espetáculo “De Perto Ela Não É Normal”, Clélia teve certeza de que ela seria a atriz perfeita para interpretá-la e escrever o roteiro de um filme sobre sua vida.

Leia mais

  • Com Suzana Pires, "Tieta do Agreste" ganhará adaptação para os cinemas

    Com Suzana Pires, “Tieta do Agreste” ganhará adaptação para os cinemas

  • Wagner Moura ganha prêmio de Melhor Ator em Festival de Chicago

    Wagner Moura ganha prêmio de Melhor Ator em Festival de Chicago

  • Tudo o que se sabe sobre "Bruna Surfistinha 2"

    Tudo o que se sabe sobre “Bruna Surfistinha 2”

“Ser escolhida por ela foi uma das maiores emoções da minha vida, porque sempre a admirei profundamente”, conta Suzana em entrevista à CNN Brasil e acrescenta que sempre desejou trabalhar com a produtora e Rosane Svartmann, 56, que viria a ser a diretora do longa. “Elas fazem o cinema em que acredito: desde a observação do comportamento humano até o resultado final na tela.”

“Clélia decidiu enfrentar o câncer com humor e poesia, e isso me arrebatou”, explica a intérprete sobre o que a conectou com a história da produtora.

Apesar do tema difícil, “Câncer com Ascendente em Virgem” é uma comédia sobre a vida da controladora professora que precisa lidar com uma surpresa da vida, o câncer. Ao ter acesso ao material do bem-humorado blog, ela viu que tinha as ferramentas para falar do assunto com leveza: “Era uma chance de iluminar um tema duro de uma forma nova, acessível e profundamente humana. É um filme necessário.”

Com a incumbência de transformar as vivências de Clélia em um roteiro, Suzana viu vida e arte se encontrando de um jeito doloroso: seu próprio pai recebeu um diagnóstico de câncer. “Foi um choque profundo”, relembra e ainda percebeu que pai e Clélia eram também pessoas muito parecidas.

O roteiro ganhou mais camadas emocionais. Minha escrita ficou mais visceral. Eu entendi que estava lidando não só com a ficção, mas com algo que atravessava a minha própria vida.


Suzana Pires, atriz

Para dar vida à professora de matemática, Suzana conta que viveu uma imersão no dia a dia de pessoas com câncer por meio de leituras e especialmente ouvindo médicos, pacientes e Clélia, de onde ela tirou “a força de Clara”.

Com o objetivo de dar o máximo de autenticidade e seu “compromisso com a verdade”, a atriz decidiu raspar o cabelo em frente às câmeras, junto à personagem. “Não conseguiria representar essa mulher se não passasse por essa transformação. Raspar o cabelo em cena foi um dos momentos mais emocionantes da minha carreira. Era como se Clara e eu estivéssemos, de fato, juntas naquela travessia“, reflete.

Ela acrescenta que a cena ganhou um peso por dividi-la com uma atriz que admira, Marieta Severo: “Ela é uma referência, uma inspiração e estarmos juntas foi decisivo para a qualidade e verdade de cada segundo em cena”.

Enquanto no trabalho dava vida à Clara, Suzana lidava com o pai no período de tratamento, em uma coincidência dolorida em sua vida. Apesar de ser um período delicado, ela vê que a personagem lhe deu ferramentas para elaborar a dor que não conseguia verbalizar. “Foi doloroso ao mesmo tempo libertador. Interpretar Clara foi como colocar em arte aquilo que estava engasgado dentro de mim.”

Se vida imitou tanto a arte dessa vez, Suzana pôde assistir um final feliz pertinho de si assim como Clélia – recuperada da doença: seu pai conseguiu alcançar a cura do câncer, o que é “celebrado todos os dias”. Hoje, aos 80 anos, ela conta que apesar de algumas comorbidades e efeitos colaterais da quimioterapia, ele tem uma vida digna.

De um trabalho que rendeu uma indicação de Melhor Filme ao Prêmio Grande Otelo por Voto Popular e levou milhares ao cinema, a atriz aprendeu também sobre coragem.  “Tanto meu pai quanto a Clélia me mostraram que é possível sair desse processo transformado — mais consciente, mais humano e mais grato.”

Levo a coragem de rir diante do inesperado. Clara me ensinou que o humor pode ser uma forma de resistência e que, mesmo nos dias mais difíceis, sempre há um espaço para a esperança.


Suzana Pires, atriz

Com Suzana Pires, “Tieta do Agreste” ganhará adaptação para os cinemas

 

 

You Might Also Like

BBB 26: Participante “barraqueira” de edição histórica entra no radar da Globo; saiba quem

Homem é condenado por drogar, estuprar e filmar esposa durante anos

Deu em quê? BNews volta a visitar antigo Centro Pan-Americano de Judô em Lauro de Freitas; veja

Petróleo fecha dia em alta com tensões globais, mas cai 1% na semana 

EUA suspendem “loteria de vistos” após ataque a tiros em universidade 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Chefe da OTAN diz que tarifas dos EUA não violam tratado da aliança 

4 de abril de 2025
10 pessoas que moldaram a ciência em 2024, segundo a Nature 
Arábia Saudita acolhe chance de sediar negociações entre EUA e Ucrânia 
Katy Perry e Orlando Bloom estão “praticamente separados”, diz revista 
Dois meses após a morte de Preta, Gilberto Gil homenageia filha e emociona fãs
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?