By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: TAF: desembargador mantém candidatas reintegradas no concurso da PMDF
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > TAF: desembargador mantém candidatas reintegradas no concurso da PMDF
outros

TAF: desembargador mantém candidatas reintegradas no concurso da PMDF

Última atualização: 6 de maio de 2025 09:19
Published 6 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve a decisão da 6ª Vara de Fazenda Pública de reintegração de 54 candidatas eliminadas na prova de corrida do teste de aptidão física (TAF) do concurso público para ingresso na Polícia Militar (PMDF).

Contents
Leia tambémPMDF: decisão judicial reintegra 54 candidatas eliminadas de concursoSaiba quem são as policiais do curso da PMDF vítimas de grave acidenteIbaneis quer convocar todos os aprovados na PMDF, PCDF e Polícia PenalIbaneis anuncia construção de batalhão da PMDF no Sol NascenteReintegração publicada no DODFDiscriminação

A decisão liminar – de caráter provisório – considerada permitiu que as candidatas continuassem no concurso para o posto de soldado. O Distrito Federal recorreu, mas o desembargador Romulo de Araújo Mendes negou o recurso.

Leia também
  • Distrito Federal
    PMDF: decisão judicial reintegra 54 candidatas eliminadas de concurso
  • Na Mira
    Saiba quem são as policiais do curso da PMDF vítimas de grave acidente
  • Grande Angular
    Ibaneis quer convocar todos os aprovados na PMDF, PCDF e Polícia Penal
  • Distrito Federal
    Ibaneis anuncia construção de batalhão da PMDF no Sol Nascente

O processo resultou de uma alteração nas regras do TAF feita pelos organizadores do concurso. Por um lado, a mudança majorou a distância da corrida para as candidatas, de 2,1 km para 2,2 km, em 12 minutos; por outro, diminuiu o trajeto para os homens, de 2,6 km para 2,4 km, a serem percorridos no mesmo tempo.

O desembargador que negou o recurso do Distrito Federal destacou que, após a retificação do edital, em 13 de fevereiro de 2023, não foi reaberto o prazo para impugnação do documento. “Identificar alteração reduzindo o percurso exigidos aos homens e aumentando o percurso exigido às mulheres sem permitir nova impugnação, além de cercear o direito, configura patente discriminação”, afirmou Romulo.

No julgamento, o magistrado também identificou a ilegalidade da então nova exigência do edital e afastou qualquer presunção de legitimidade do ato administrativo. “A intervenção judicial é exigida considerando a patente ilegalidade e possível manobra da Administração [Pública]”, completou.

Reintegração publicada no DODF

A reintegração foi publicada no Diário Oficial (DODF) desta segunda-feira (5/5). A medida resulta de uma decisão judicial motivada por ação civil pública do Ministério Público Público do Distrito Federal (MPDFT). O Metrópoles revelou a situação das candidatas, após os organizadores do concurso alterarem as regras do TAF.

O advogado José da Silva Moura Neto acompanhou o processo das candidatas eliminadas. Ele considerou que a decisão pela reintegração das candidatas foi ao encontro dos princípios da isonomia e da não discriminação.

“O Estado discriminou as candidatas que fizeram o concurso quando retificou o edital para majorar a distância [da corrida] de 2,1 km para 2,2 km, ao passo que, no mesmo ato, diminuiu a distância para os homens, de 2,6 km para 2,4 km”, comparou José.

A modificação no edital ocorreu durante o período de inscrições. Um grupo de candidatas eliminadas acionou a Justiça para chamar a atenção ao fato de que a mudança foi discriminatória contra pessoas do sexo feminino.

As candidatas cumpriram o requisito previsto no primeiro edital – de correr 2,1 km em até 12 minutos –, mas não puderam seguir adiante em virtude da nova distância.

Quando o MPDFT passou a acompanhar o caso, exigiu à Justiça a reintegração ao concurso de todas as mulheres aprovadas na prova escrita e que tenham corrido, ao menos, 2,1 km no tempo estabelecido.

Discriminação

A Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (Prodep) questionou a decisão unilateral da PMDF que alterou a distância da corrida do TAF, mesmo após a divulgação das regras iniciais do concurso. Para o MP, a medida é ilegal e fere princípios constitucionais, como o da igualdade entre homens e mulheres, bem como a confiança nas regras estabelecidas.

Ao autorizar a reintegração, a 6ª Vara da Fazenda Pública levou em conta a falta de uma justificativa técnica para a mudança e desigualdade no tratamento dado a candidatos de sexos diferentes.

Apesar de cumprir a decisão liminar, a PMDF argumentou que a alteração dos índices do TAF ocorreu antes da abertura das inscrições, com base em parecer técnico do Centro de Capacitação Física da corporação, para “garantir a adequação do perfil profissional e o planejamento pedagógico dos cursos de formação”.

“A PMDF reafirma o compromisso com a legalidade, a moralidade administrativa e a transparência no andamento do concurso público”, ressaltou. A Polícia Militar acrescentou que cumpre as determinações do Poder Judiciário e atua em conjunto com a Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) para apresentar as informações de defesa cabíveis.

You Might Also Like

EUA já deportaram 200 mil latino-americanos desde início do governo Trump 

O Supremo, suas reclamações e a uniformização de jurisprudência

Desafios da gestão algorítmica por IA nas relações de trabalho

Um olhar otimista para o registro de preços na Lei 14.133/21

Mega-Sena: quanto rendem R$ 62 milhões na poupança, Tesouro Direto ou CDB 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Irmã de Bruna Biancardi se declara à filha de Neymar: “Vou encher de amor” 

6 de julho de 2025
Justiça marca júri popular dos PMs acusados de sequestro e decapitação de jovem em Salvador
Dupla sertaneja revela ajuda de Alexandre Pires: “Assinou cheque em branco” 
Presidente da CPMI decreta prisão de ex-coordenador do INSS 
Justiça manda devolver papagaios a donos que os criam há 21 anos
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?