By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Tainá Müller estreia na direção de filme sobre gravidez de um casal trans 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Tainá Müller estreia na direção de filme sobre gravidez de um casal trans 
outros

Tainá Müller estreia na direção de filme sobre gravidez de um casal trans 

Última atualização: 4 de outubro de 2025 13:27
Published 4 de outubro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

À CNN, a atriz detalha o processo de documentar a realidade de Lourenzo Gabriel e Isis Broken, durante a gestação de Apolo  Entretenimento, #CNNPop, Atriz, Festival do Rio CNN Brasil

Contents
Leia MaisTainá Müller celebra estreia internacional: “Experiência tremenda”Festival do Rio: veja fotos dos famosos no 2º dia do eventoTainá Müller fará dublagem em game “Rainbow Six Mobile”; saiba tudoSensibilidade ao explorar diferentes configurações familiares

“Apolo”. Na mitologia grega, o Deus solar. Inspirador dos artistas e dos poetas. Esse também é o título dado ao documentário que coloca as atrizes Tainá Müller, 43, e Isis Broken, 30, como cineastas estreantes.

Juntas, elas assinam a direção do projeto que tem a primeira exibição neste sábado (4), na Estação Gávea, às 19h15, durante a edição 2025 do Festival do Rio. Em cena, o público acompanha a relação entre Isis e o companheiro, Lourenzo Gabriel – ambas pessoas trans – durante a gestação do filho, Apolo, concebido naturalmente na pandemia.

Na época, eles usaram as redes sociais para denunciar e pedir apoio diante da série de preconceitos e violências enfrentadas na sociedade, além de negligências e o despreparo de equipes e profissionais de saúde que não sabem acolher e nem lidar respeitosamente com um pai parturiente, com um pai trazendo seu filho ao mundo.

Leia Mais

  • Tainá Müller celebra estreia internacional: "Experiência tremenda"

    Tainá Müller celebra estreia internacional: “Experiência tremenda”

  • Festival do Rio: veja fotos dos famosos no 2º dia do evento

    Festival do Rio: veja fotos dos famosos no 2º dia do evento

  • Tainá Müller fará dublagem em game "Rainbow Six Mobile"; saiba tudo

    Tainá Müller fará dublagem em game “Rainbow Six Mobile”; saiba tudo

 

O caso, divulgado em mídias alternativas, chegou até Tainá, que além do apoio, também propôs documentar a realidade invisibilizada de um casal transcentrado.

“Eu fiquei muito preocupada porque eles falavam que o Lorenzo não estava conseguindo ter o atendimento médico por ser uma pessoa trans, que o sistema não conseguia ler essa situação. Um homem trans, com o seu nome social, garantindo por direito desde 2014, não estava sendo atendido”, conta Tainá à CNN.

Depois disso, a atriz entrou em contato com Broken, que resultou em uma conexão imediata. Ali, surgiu a ideia de unir os desejos. “[Era] uma maneira consistente de ajuda para resolver a situação e, ao mesmo tempo, documentar de forma que casos similares não se repitam no futuro. Foram quatro anos de trabalho em cima desse filme, e agora finalmente vai nascer, literalmente”, celebra.


Tainá Müller e Isis Broken estreiam como diretoras de "Apolo"
Tainá Müller e Isis Broken estreiam como diretoras de “Apolo” • Milena Seta

Sensibilidade ao explorar diferentes configurações familiares

Mais que urgência e sensibilidade, o grande fôlego de “Apolo” também se justifica pelo ineditismo do tema. “Tem um fator quase transcendental nesse filme. O Apolo aconteceu ‘sem querer’. Os relatos de gestações trans geralmente contam com tratamento. O homem que está se hormonizando com testosterona, precisa parar e preparar aquele útero para receber essa criança. E o Apolo veio quase que de forma milagrosa”.

“Nós aproveitamos tudo isso. Até porque eles têm uma questão muito ligada com a espiritualidade. Eu brinco que essa colagem é um álbum cinematográfico de bebê”, diz Tainá.

Embora o longa seja sobre duas pessoas trans, a história pretende ir além. É sobre a construção familiar de uma família brasileira. “Existe uma ruptura de laço que se reestabelece durante a feitura de todo o projeto. Tem muita cura familiar ali”, acrescenta.

Um dossiê da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), divulgado em janeiro, apontou que o Brasil se mantém como um dos países mais letais para a comunidade. Ainda que o levantamento indique uma redução de 16% em relação a 2024, pelo 16º ano consecutivo o país lidera o ranking dos que mais assassinam pessoas trans e travestis no mundo.

A crueldade por trás do dado foi um dos motivos que fez a atriz querer levar o documentário para frente. “Acho que quando uma criança nasce, ela está trazendo vida. E acho que num contexto de morte, o maior antídoto é justamente a vida. A gente está falando de vida, de esperança, da possibilidade dessa família existir”.

“Minha vontade não é de entrar em um embate, mas de mostrar a luz disso. A Isis, no filme, conta que gostaria que o filho dela fosse uma criança luminosa e não iluminada, que viesse para iluminar um caminho de esperança, e acho que é nesse sentido que a gente trabalho”, adiciona.

Apolo é um parto na maior sala de partos cinematográficos do Brasil


Tainá Müller

 

Se em trabalhos como “Bom dia, Verônica”, da Netflix, Tainá era responsável por potencializar a sua personagem, em “Apolo” todos os esforços foram centralizados no roteiro, narrativa, parte técnica e entendimento enquanto aliada real.

“Eu cheguei [pensando] que tinha certa sabedoria. Eu não vivo, mas como aliada me interesso e sei muita coisa. Mas, não, o filme traz questões que, talvez, nunca tivessem vindo à cabeça. Eu falo que o que mais aprendi foi sobre o erro da gente achar que a pessoa trans nasceu no corpo errado. E tem essa frase muito linda da Isis falando no filme: ‘Eu não nasci num corpo errado. O meu corpo é potente, ele fez um filho’”.

“O aprendizado maior é celebrar a diversidade do universo como uma manifestação legítima e não ver sob a perspectiva binária de que isso está certo, isso está errado. Isso veio invertido ou está fora da normalidade. O universo se manifesta de uma forma muito mais diversa do que a nossa cabeça binária e dualista consegue ver”, conclui.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Tainá Müller (@tainamuller)

Conheça 6 influenciadores trans para acompanhar nas redes sociais

 

You Might Also Like

Mirassol bate Inter, aproveita derrota do Botafogo e abre distância no G4 

“Botafogo não tem problema financeiro”: dirigente detalha reunião com a SAF 

Bella Hadid faz 1ª aparição profissional após revelar doença de Lyme 

Prêmio Bibi Ferreira 2025: veja os vencedores desta edição 

Osvaldo atinge marca histórica, fala sobre futuro no Vitória e projeta BA-VI: “Não tem favorito”

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Cristina Kirchner chama visita de Lula de ato político de solidariedade 

3 de julho de 2025
Time de futebol americano oferecerá hot-dog e pipoca de graça a torcedores 
EUA em crise? Embaixada americana anuncia possível suspensão na emissão de vistos no Brasil
Influenciador é preso após fazer sexo com garota de programa na caçamba de picape em movimento; veja imagens
INSS: Maioria dos grupos suspeitos começou no governo Bolsonaro, diz Gleisi 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?