O presidente dos EUA sugeriu, em conversas privadas e públicas, que acredita que Pequim não invadirá a ilha autogovernada que Pequim reivindica como sua enquanto ele estiver no cargo Internacional, China, Donald Trump, Estados Unidos, Taiwan, Xi Jinping CNN Brasil
O ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Lin Chia-lung, afirmou nesta quarta-feira (29) que Taipei tem “confiança” em suas relações com os EUA.
A fala acontece antes de um encontro entre o presidente americano, Donald Trump, e o líder chinês Xi Jinping, na Coreia do Sul.
Trump sugeriu, em conversas privadas e públicas, que acredita que a China não invadirá a ilha autogovernada que Pequim reivindica como território chinês enquanto ele estiver no cargo, o que levanta dúvidas sobre a seriedade com que ele priorizará o fortalecimento da defesa de Taiwan durante seu segundo mandato.
Na quarta-feira (29), Trump deu uma resposta evasiva sobre Taiwan, dizendo que nem sequer tinha certeza se o assunto seria abordado por Xi Jinping durante o encontro.
Um alto funcionário do governo expressou confiança de que o presidente dos EUA não seria pressionado a declarar oposição à independência de Taiwan durante a reunião.
“Temos confiança nas relações entre Taiwan e os EUA e mantemos canais de comunicação estreitos”, disse Lin Chia-lung a repórteres antes de uma sessão legislativa, acrescentando que Taiwan acompanhará de perto os encontros entre os principais líderes.
Segundo analistas, uma das prioridades de Xi Jinping na reunião com Trump é a expectativa de que Washington altere sua posição de “não apoiar” a independência de Taiwan para “opor-se” a ela.

